e-commerce

Plataformas de e-commerce, como escolher?

Blog
Por Alex
12 de Maio de 2020 | 5 minutos

Se você está pensando em criar sua loja virtual, deve estar se perguntando “devo desenvolver um site ou ir atrás de uma plataforma de hospedagem?”. Ou então, “qual plataforma escolher?”

Existem alguns itens que devem ser levados em consideração para a escolha da hospedagem da sua loja virtual, acompanhe no artigo.

1 – Preço

O primeiro item é o preço, lembre-se de que, se você for contratar um plano, existe a possibilidade de ficar amarrado por algum período, devido a contratos. Por isso, sempre comece pelo plano mais barato, assim você pode testar e ver se todos os requisitos e funcionalidades atendem a necessidade da sua loja. Existem algumas plataformas que oferecem planos grátis ou até mesmo testes de 30 dias.

2 – Layout

Esse é um dos itens mais importantes da lista, afinal de contas, é aqui que o usuário vai ter a primeira impressão da sua loja virtual. Ter um bom design, limpo, atrativo, rápido e eficiente fazem toda diferença na hora de auxiliar o cliente nas compras.

Existem diversas possibilidades, plataformas que oferecem uma customização mais profunda, onde você pode personalizar menus, banners e outros itens e também plataformas que oferecem diferentes tipos de layouts para você apenas escolher e usar.

Alguns temas da Loja Integrada UOL

Por exemplo, a lista de temas da Loja Integrada UOL conta com cerca de 872 itens, com mais de 10 categorias, no segmento alimentício, bebidas, moda, esporte e lazer e muito mais.
Possuir um tema diferente e customizado ajuda sua loja a criar mais autoridade e criar uma identidade única em meio aos concorrentes.

 

3 – Integrações

A terceira coisa a se analisar é sobre as integrações. A plataforma em questão integra com a sua ferramenta de gestão? Administrar estoque e financeiro, é muito importante para ter uma visão 360°do seu negócio.

Além disso é necessário analisar se existem integrações com as principais ferramentas que auxiliam o comércio eletrônico, Google Merchant Center, Google Analytics, ferramentas de e-mail marketing, pixel do facebook e outras mais.

Aplicativos disponíveis na Loja Integrada UOL

4 – Entrega

A plataforma que você está contratando possui integração com os principais serviços de entrega do país? Lembre-se que essa é uma questão que afeta diretamente a experiência do usuário e uma entrega que atrasa pode fazer o cliente se sentir muito decepcionado e não comprar mais.

5 – Formas de pagamento

Quanto mais variedade nas formas de pagamento você tiver, mais fácil a venda será concretizada. Por isso, oferecer uma variedade de opções de pagamentos aos clientes pode ajudar você a alavancar as vendas. Nos planos iniciais algumas plataformas de hospedagem limitam essas opções, portanto, fique muito atento quanto a isso.

Existem plataformas que comportam qualquer tamanho de loja virtual, alguns exemplos:

  • Loja Integrada UOL
  • Nuvem Shop
  • Tray
  • Shopify
  • Magento

Essas são apenas algumas plataformas, a lista é gigantesca e, por isso, é extremamente importante que você avalie cada item da lista cuidadosamente. Não existe a melhor plataforma, existe a plataforma que melhor se encaixa a realidade da sua loja.

Agora que você já sabe como escolher a sua plataforma, que tal conferir algumas estratégias de marketing para e-commerce?

Artigos Relacionados

e-commerce

E-commerce para quem já tem loja física – planejamento inicial

Autor Lucas Ribas | 8 minutos
Se você tem uma loja física, não importa há quanto tempo, tem uma oportunidade de ouro em suas mãos. Então se você está se perguntando se vale a pena ter um e-commerce para quem tem loja física, a resposta é sim! Uma loja online tem muito mais similaridades com uma loja física do que se... Leia Mais
e-commerce

Estratégias de marketing para e-commerce

Autor Lucas Ribas | 10 minutos
Estratégias de marketing para e-commerce são vitais para qualquer loja online. Um e-commerce tem muito mais a ver com uma loja física do que talvez você inicialmente imaginava. Subdividi esse artigo em 4 itens para facilitar a leitura e a explicação do raciocínio: Marketing básico (4... Leia Mais
e-commerce

E-commerce, a oportunidade perante a crise do Covid-19

Autor Alex | 3 minutos
O comportamento do consumidor mudou, segundo a e-bit, empresa especialista em medir a reputação de lojas virtuais, mais de 50 milhões de brasileiros já fizeram compras online. Poder comprar a hora que quiser, sem ter que enfrentar trânsito, achar estacionamento e encarar enormes filas para... Leia Mais