e-commerce

Que tipo de site sua empresa precisa?

Blog
Por Alisson
29 de abril de 2021 | 7 minutos

Na hora de criar um site para o seu negócio, você já deve ter ouvido falar por aí os nomes: “landing page”, “one page”, “hotsite” ou “site institucional” e não sabe diferenciar exatamente o que é cada um deles.

Para decidir qual deles é o mais indicado no momento para seu negócio, é importante entender o que cada um desses nomes significam, isto vai te ajudar a investir de forma inteligente e acertar \ sua estratégia de publicidade digital.

O que é um site profissional?

Um site completo, significa ter uma plataforma com páginas, conteúdos e design. O tipo de site mais comum, sem dúvida, é o site institucional. É aquele que agrega dados de uma empresa como, por exemplo, serviços da empresa, estrutura e contato.

É possível que seu site tenha um blog ou um e-commerce no mesmo domínio, fazendo parte de um só sistema, e isto é benéfico quando estamos falando de rankeamento nos motores de busca.

Ter páginas, categorias e conteúdos significam a possibilidade de gerar um sitemap (Mapa do site), um documento que é gerado na pasta raiz do seu site, arquivo tal que o robô do Google tanto aprecia.

Claro, quanto mais páginas e informações sobre seu negócio, ativamos outro fator de rankeamento, o das palavras chaves. SEO, porque seu site precisa dele?

Qual é a diferença entre landing page, hotsite e one page?

O nome “landing page” se tornou bem popular nos últimos anos, pelo fato de ser uma excelente ferramenta para campanhas de marketing digital, mas muitas pessoas não sabem qual é o real objetivo das “lps”.

  • Landing page

Uma landing page (página de pouso) não é considerada um site completo, foi originalmente criada para receber os usuários de campanha(s) e tem o único objetivo de converter esse público em cadastros para obter seus dados. Com seu aperfeiçoamento através dos anos, a landing page se tornou uma página simples, com design inspirado na campanha que gera seu tráfego, acompanhada por um formulário para a coleta de dados e evita links externos que tirem a atenção de seu usuário.

  • Hotsite

O hotsite é um micro-site sobre alguma campanha ou produto que precisa ser analisado separadamente, ou por algum motivo não é interessante estar fazendo parte diretamente do seu site, seja por ser uma campanha que gera um tráfego que atrapalha o resto do site, ou apenas para facilitar o usuário de acessar as informações de um sorteio, por exemplo. Um hotsite pode ou não ter formulários de conversão e seu objetivo é mais amplo do que o de uma landing page.

  • One page

O site one page é, basicamente, seu site institucional resumido em uma única página. Desenvolvedores preferem esse formato por ser mais fácil de programar, pois estamos falando de apenas uma página. Porém, o One Page não é exatamente um site completo, então ele terá duas grandes desvantagens:

  • Pode ter muitas informações e imagens em uma só página, isto torna ele mais pesado;
  • O One Page não tem páginas extras, logo não é possível gerar um “sitemap”, o que prejudica e muito seu rankeamento.

One Page pode ser usado se você não tem o objetivo tão grande de rankear seu site para várias palavras chaves ou tem poucas informações sobre seu produto ou serviço, então o conteúdo não vai render um site completo.

Qual é a diferença de site dinâmico e estático?

Um grande adicional na hora de pagar um desenvolvedor, é saber se ele vai precisar configurar todo seu site com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), para que qualquer pessoa possa editar os textos e imagens de forma fácil com um painel intuitivo, só o fato de seu site ter um CMS já significa que ele é um site dinâmico, basicamente as informações podem ser modificadas e atualizadas conforme o administrador preferir.

Ter um site com CMS geralmente significa ter um adicional em seu valor, já que o programador vai precisar configurar todo um sistema por trás dos códigos.

Já um site que não pode ser editado com facilidade, e não pretende modificar seu conteúdo é chamado de estático.

Conte com a yard. para desenvolver o site que sua empresa precisa.

Quer saber mais? Ouça este yardcast:

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2024? Você está no lugar certo! Aqui você garante de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para ser avisado assim que as vendas abrirem para o RD Summit e ganhe um cupom de desconto - Quer garantir o seu ingresso para o... Leia Mais
marketing digital

Omnichannel o que é, exemplos e aplicações

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Para entender o que é Omnichannel, é preciso compreender o contexto atual e o comportamento dos consumidores nos últimos anos. Um dos principais conceitos com relação a esse assunto é o chamado “figital”. Como o nome sugere, é a união da experiência de compra no ambiente físico com o... Leia Mais
desenvolvimento de sites

Otimização de sites: Como o SEO pode te ajudar a conseguir resultados

Autor Matheus 6 minutos
Você já deve ter ouvido falar sobre otimização de sites e a sua importância para melhorar o tráfego orgânico em seu site. De fato, essa estratégia pode ter grande impacto no seu negócio, desde melhorar a autoridade do seu site ou negócio perante ao Google ou outra ferramenta de busca,... Leia Mais