e-commerce

Que tipo de site sua empresa precisa?

Blog
Por Alisson
29 de abril de 2021 | 7 minutos

Na hora de criar um site para o seu negócio, você já deve ter ouvido falar por aí os nomes: “landing page”, “one page”, “hotsite” ou “site institucional” e não sabe diferenciar exatamente o que é cada um deles.

Para decidir qual deles é o mais indicado no momento para seu negócio, é importante entender o que cada um desses nomes significam, isto vai te ajudar a investir de forma inteligente e acertar \ sua estratégia de publicidade digital.

O que é um site profissional?

Um site completo, significa ter uma plataforma com páginas, conteúdos e design. O tipo de site mais comum, sem dúvida, é o site institucional. É aquele que agrega dados de uma empresa como, por exemplo, serviços da empresa, estrutura e contato.

É possível que seu site tenha um blog ou um e-commerce no mesmo domínio, fazendo parte de um só sistema, e isto é benéfico quando estamos falando de rankeamento nos motores de busca.

Ter páginas, categorias e conteúdos significam a possibilidade de gerar um sitemap (Mapa do site), um documento que é gerado na pasta raiz do seu site, arquivo tal que o robô do Google tanto aprecia.

Claro, quanto mais páginas e informações sobre seu negócio, ativamos outro fator de rankeamento, o das palavras chaves. SEO, porque seu site precisa dele?

Qual é a diferença entre landing page, hotsite e one page?

O nome “landing page” se tornou bem popular nos últimos anos, pelo fato de ser uma excelente ferramenta para campanhas de marketing digital, mas muitas pessoas não sabem qual é o real objetivo das “lps”.

  • Landing page

Uma landing page (página de pouso) não é considerada um site completo, foi originalmente criada para receber os usuários de campanha(s) e tem o único objetivo de converter esse público em cadastros para obter seus dados. Com seu aperfeiçoamento através dos anos, a landing page se tornou uma página simples, com design inspirado na campanha que gera seu tráfego, acompanhada por um formulário para a coleta de dados e evita links externos que tirem a atenção de seu usuário.

  • Hotsite

O hotsite é um micro-site sobre alguma campanha ou produto que precisa ser analisado separadamente, ou por algum motivo não é interessante estar fazendo parte diretamente do seu site, seja por ser uma campanha que gera um tráfego que atrapalha o resto do site, ou apenas para facilitar o usuário de acessar as informações de um sorteio, por exemplo. Um hotsite pode ou não ter formulários de conversão e seu objetivo é mais amplo do que o de uma landing page.

  • One page

O site one page é, basicamente, seu site institucional resumido em uma única página. Desenvolvedores preferem esse formato por ser mais fácil de programar, pois estamos falando de apenas uma página. Porém, o One Page não é exatamente um site completo, então ele terá duas grandes desvantagens:

  • Pode ter muitas informações e imagens em uma só página, isto torna ele mais pesado;
  • O One Page não tem páginas extras, logo não é possível gerar um “sitemap”, o que prejudica e muito seu rankeamento.

One Page pode ser usado se você não tem o objetivo tão grande de rankear seu site para várias palavras chaves ou tem poucas informações sobre seu produto ou serviço, então o conteúdo não vai render um site completo.

Qual é a diferença de site dinâmico e estático?

Um grande adicional na hora de pagar um desenvolvedor, é saber se ele vai precisar configurar todo seu site com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), para que qualquer pessoa possa editar os textos e imagens de forma fácil com um painel intuitivo, só o fato de seu site ter um CMS já significa que ele é um site dinâmico, basicamente as informações podem ser modificadas e atualizadas conforme o administrador preferir.

Ter um site com CMS geralmente significa ter um adicional em seu valor, já que o programador vai precisar configurar todo um sistema por trás dos códigos.

Já um site que não pode ser editado com facilidade, e não pretende modificar seu conteúdo é chamado de estático.

Conte com a yard. para desenvolver o site que sua empresa precisa.

Quer saber mais? Ouça este yardcast:

Artigos Relacionados

marketing digital

Comportamento do brasileiro e tendências do mercado para 2022

Autor Alisson | 7 minutos
A quarentena mexeu com os brasileiros e fez muitas pessoas pesquisarem sobre produtos e serviços, seus desejos foram sendo modificados diante da situação que vivemos. Sem dúvida, muitos mercados crescerem na crise e várias oportunidades de investir surgiram. Neste artigo vamos entender o... Leia Mais
marketing digital

Como posicionar sua empresa no digital em 2021

Autor Alisson 4 minutos
Seu negócio é totalmente offline e você não sabe por onde deve começar a transformação para o online? Neste artigo vamos explicar os passos que você deve seguir para posicionar sua empresa no digital. No atual cenário em que vivemos para muitos negócios a adesão do digital vem sendo o... Leia Mais
marketing

Como errar feio no marketing de um negócio

Autor Lucas Ribas | 7 minutos
Muita gente acredita que marketing é sinônimo de publicidade. E é exatamente aqui que inicia o erro, a publicidade ou o ato de divulgar um negócio e seus produtos e serviços é apenas uma das partes do marketing.   Conceitos iniciais sobre marketing Para te ajudar a entender vou fazer... Leia Mais