marketing

Por que suas ações de marketing não dão resultado? 3 dicas para melhorar

Blog
Por Lucas Ribas
20 de março de 2017 | 3 minutos

Escuto com frequência, de muitos empresários, reclamações quanto aos resultados obtidos após uma nova campanha ou ação de marketing, então decidi escrever sobre este tema com 3 dicas para melhorar suas ações de marketing, que acredito serem extremamente pertinentes.

1- Saiba o que está fazendo e como está fazendo
A primeira dica que eu dou, nesses casos, é alinhar a expectativa sobre a ação antes dela ir para o ar. Existem tipos de campanha e tipos de veículo cuja proposta de resultado, muitas vezes, é diferente daquilo que você está esperando. Por exemplo, um outdoor impresso com o cardápio inteiro de uma pizzaria, provavelmente trará apenas o resultado de reforço da marca e ainda assim comprometido pela falta de foco no layout, justamente sem dar o devido destaque para a marca. Tenha o CAL e o CAC bem definidos. O CAL é o Custo de Aquisição de Leads, isto é, quanto custou cada lead novo gerado para seu negócio. O CAC é o Custo de Aquisição de Clientes, isto é, quanto custou cada cliente novo gerado para sua empresa.

2 – Cobre resultados
A segunda dica é sobre a importância de questionar o veículo e a agência sobre os possíveis resultados esperados, tanto do ponto de vista da mídia e da ação, quanto do ponto de vista da mensagem veiculada. As duas empresas juntas podem e devem fornecer informações sobre o tema para te orientar a obter resultados de verdade.

3 – Repense suas estratégias
E a terceira e última dica é: não veicule uma campanha sem ter essas duas questões bem definidas: 1. “Qual é exatamente o resultado que espero? O veículo que estou escolhendo pode proporcionar esse resultado?” 2. Toda ação de marketing deve ter um ROI (Return on investment – Retorno sobre o investimento) avaliada. Quando estamos falando de campanhas digitais, a importância de se medir resultados é maior ainda, pois a mídia digital possibilita uma mensuração mais precisa de indicadores. Não caia no erro de investir um valor mensal para criação de peças de Facebook, por exemplo, que obtém algumas curtidas, poucos comentários e poucos ou nenhum compartilhamento. E mesmo assim, não se iluda apenas com curtidas, este é um dos diversos indicadores que devem ser analisados numa campanha digital. Se isso está acontecendo com você, pare e repense sua estratégia. Neste artigo, nós falamos mais sobre marketing no facebook.
Por fim, indico contratar profissionais ou uma agência de publicidade, como a yard., que estão habilitados para te ajudar no planejamento e na execução das suas ações de marketing, e lembre-se: marketing tem que gerar ROI positivo e não pode ser apenas um custo.

Artigos Relacionados

google ads

O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

Autor Alex | 4 minutos
O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas. O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem... Leia Mais
marketing

Os 4 P’s do marketing: Onde você está errando?

Autor Ecco | 4 minutos
4 P's do marketing (ou marketing mix) é um conceito clássico e, acredito que seja o mais reconhecido do universo do marketing. Foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler no livro Administração de Marketing, em suas dezenas de edições. Aliás, fica a recomendação de... Leia Mais
marketing

Diferença entre bordão, jargão e chavão

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
Você quer saber a diferença entre bordão, jargão e chavão? É muito comum o uso equivocado desses termos. Algumas pessoas ainda pensam que as palavras são sinônimos, mas não é bem assim. Elas têm significados diferentes e, se você trabalha com publicidade, entender essa diferença pode... Leia Mais