Terceirizar o inbound marketing vale a pena?

Em muitas empresas, é comum resultar em falha a tentativa de realizar estratégias de inbound marketing internamente. Acontece que, muitas vezes, a execução não ocorre como esperado. Isso acontece porque, apesar de existir determinação e vontade de fazer tudo internamente, falta conhecimento técnico e dedicação integral.

Digo isso porque já observamos vários clientes que vieram até nós em condições similares: já realizaram estratégias de inbound com o departamento de marketing interno, mas falharam.

E não há problema nenhum em reconhecer a dificuldade de se obter sucesso com o inbound, não é fácil mesmo. Na yard., trabalhando com grande foco em estratégias digitais, precisamos nos atualizar o tempo todo e buscar conhecimento para gerar mais resultados para nossos clientes, são várias tentativas buscando encontrar o “caminho ideal”. E para quem não dedica 100% de seus esforços nisso, fica muito mais difícil.

Mas é claro que existem vantagens em fazer inbound com departamento interno também. Resumi abaixo o que penso sobre isso.

A principal vantagem de fazer inbound marketing com departamento interno

A principal vantagem de realizar o inbound marketing com departamento interno, na minha visão, está diretamente relacionada ao fato de uma equipe interna ter mais acesso ao conhecimento sobre o próprio negócio do que uma agência terceirizada tem.

É claro que em uma agência, os profissionais buscam entender sobre a realidade do cliente o quanto podem. Mas é um cenário diferente, quando comparado à facilidade de acesso a informações que a equipe interna tem. Não somente se tratando de acesso à informação, mas a membros importantes da equipe. Um exemplo muito claro disso é a possibilidade que a equipe interna tem de entrevistar um responsável por determinada função na empresa para, em seguida, produzir um conteúdo que aborda temas relevantes e que fazem sentido, afinal, foram escritos com a colaboração de quem entende do assunto, mais do que todos.

Conheça o RD Station, software utilizado pela yard. para facilitar a operação de inbound

A principal vantagem de fazer inbound marketing com uma agência terceirizada

Acredito que a principal vantagem de terceirizar o trabalho de inbound marketing com uma agência de marketing digital, é pelo fato de que uma agência especialista se dedicar o tempo todo para estudar e aprender sobre inbound e estratégias de marketing e mídia digital como um todo.

Aqui na yard., por exemplo, além de trabalharmos com ferramentas e estratégias de inbound todos os dias, estamos sempre estudando, procurando novidades, novas metodologias, lendo livros e até mesmo visitando eventos sobre o tema.

É uma busca constante por absorver ideias, conceitos, estratégias, tudo para melhorar e aprimorar o trabalho para alcançar mais resultado para o cliente.

Confiar em uma agência para realizar as estratégias de marketing é como confiar sua saúde nas mãos de médicos. Ambos são especialistas e sabem o que fazem.

Outro ponto importante é a experiência que uma agência oferece. Por trabalhar com diversos segmentos, inúmeros testes são feitos todos os dias, novas descobertas são feitas e, assim, possíveis erros podem ser evitados. Erros que uma equipe interna de inbound pode não ter informação suficiente para evitar.

Independentemente do método que a sua empresa utiliza, lembre-se que o mais importante é realizar um trabalho de qualidade, pensando de fato em dores reais de personas que fazem sentido, ofertar recompensas de qualidade nas landing pages e, o mais importante, buscar gerar oportunidades comerciais de verdade. Não faça inbound apenas para dizer que está fazendo, se não estão gerando leads qualificados.

Mas acredito que, se a sua empresa não terceiriza as estratégias de Inbound, tem grandes chances de fazer um trabalho aquém do potencial.

Pense nisso, a terceirização do Inbound Marketing vale o custo. Deixe uma equipe especializada, que vive a metodologia no dia a dia cuidar disso, enquanto você dedica seu tempo para fazer o que sabe de melhor: administrar, tomar decisões, encontrar formas de vender mais, etc.

Terceirize o Inbound Marketing da sua empresa e não se preocupe em escrever artigos, criar materiais ricos, estruturar landing pages, pop-ups, publicar anúncios, definir uma estratégia de mídia (que precisa ser reavaliada o tempo todo), entre outras tarefas. Deixe isso para quem dedica a vida à esse trabalho, sua única preocupação deve ser avaliar o CPL (Custo por Lead) e CPO (Custo por Oportunidade) no final do mês.

Fale com um especialista em inbound da yard. para entender como podemos ajudar a sua empresa.