marketing digital

User-Generated Content: como aumentar seu engajamento nas redes sociais

Blog
Por Hellen Scheidt
18 de dezembro de 2020 | 8 minutos

Se você não é do meio do marketing digital e caiu de paraquedas neste artigo buscando dicas para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes, eu explico melhor sobre o User-Generated Content. Vamos começar do começo. 😜

O que é User-Generated Content (UGC)?

user-generated content ilustração

O User-Generated Content nada mais é que o conteúdo espontâneo gerado por usuários nas redes sociais. Na prática, é quando uma pessoa publica um story no Instagram recomendando um produto seu, por exemplo.

Independente do estilo da sua empresa (e-commerce ou tradicional, se comercializa produtos ou serviços), o conteúdo gerado por usuários tem grande potencial para o seu negócio.

Como ele parte de iniciativa dos próprios clientes da marca, o UGC torna-se um investimento de baixo custo, mas que pode gerar grande divulgação para a sua empresa. Entre outros benefícios, o conteúdo gerado por usuários também promove um sentimento de proximidade e confiabilidade com o seu negócio.

Mas não espere que isso ocorra de forma espontânea!

Principalmente em perfis menores e com baixo alcance orgânico, a interação dos usuários é mais rara. Por conta disso, é preciso traçar estratégias para incentivar essa participação nos posts da sua empresa.

Estratégias para aumentar o engajamento nas redes sociais

Antes de bolar qualquer campanha de marketing, é necessário lançar um olhar para a relação dos clientes com a sua marca. Eles estão tendo experiências positivas? Ou alguns aspectos estão deixando a desejar?

Para começar a ter bons resultados com o engajamento de conteúdo gerado por usuários, primeiro é preciso que os consumidores tenham experiências positivas com a empresa. Um usuário insatisfeito não tende a fazer avaliações positivas online. 

Muito pelo contrário!

Quando há um problema em qualquer estágio da compra e não há suporte efetivo por parte da empresa, o consumidor se sente muito mais motivado a fazer avaliações negativas da marca da internet.

Depois de resolver esses possíveis problemas relacionados à logística do seu negócio, é hora de começar a trabalhar nas redes sociais.

Trate cada cliente como promotor do seu negócio

Tenha em mente que, se o perfil do seu negócio ainda não chegou a mil seguidores no Instagram, o perfil de algum de seus clientes pode ter alcançado esse marco há tempos. Por isso receber divulgação gratuita do seu produto ou serviço é tão importante.

Diferente do Marketing de Influência, quando uma empresa realiza permuta ou paga um influenciador digital para divulgar sua marca, o conteúdo gerado por usuários acarreta em divulgação gratuita para a empresa. Claro, em menor escala, mas que também tem potencial de aumentar o engajamento do seu perfil e atrair novos clientes.

Como estimular o conteúdo gerado por usuários

Já são muitas estratégias utilizadas pelas marcas nas redes sociais para promover o conteúdo gerado por usuários. Um exemplo bastante aplicado por e-commerces de cosméticos é o envio de bilhetes “instagramáveis” (algo com potencial estético para ser publicado no Instagram) junto com os produtos adquiridos. Geralmente, trazem informações adicionais dos itens ou simplesmente agradecem pela compra, mas sempre possuem o @ da marca, para incentivar e facilitar o compartilhamento. 

Mas, que outras ações podem ser feitas partindo do online? Vamos listar algumas atitudes para aumentar o engajamento no seu perfil com o User-Generated Content:

  • Crie posts que incentivam o consumidor a publicar nos stories ao adquirir um produto ou serviço. Não esqueça de estimulá-lo a marcar o @ da sua empresa e de repostar as publicações no seu perfil. Quando um usuário interage com uma marca e não recebe retorno, a chance dele fazer novamente é baixa!
  • Crie campanhas que exigem a participação dos usuários utilizando hashtags. Neste caso, para ter sucesso é preciso usar a criatividade. Planeje um concurso cultural, um sorteio ou promoção em que as pessoas precisem falar da marca nos seus perfis pessoais;
  • Reposte comentários positivos ou reviews (resenhas) dos seus produtos ou serviços feitos por clientes. Isso encoraja mais pessoas a fazerem o mesmo além de compartilhar experiências positivas;
  • Busque ter um canal de conversa informal com os usuários que entram em contato pela sua rede social. Inclusive, algumas empresas criam personalidades próprias na hora de responder seus clientes. Aqui, vale analisar o perfil do negócio e saber até que grau de informalidade é ideal; 😉
  • Não exclua comentários negativos, isso causa má impressão para todos que participaram da discussão. Ao invés disso, busque mostrar que o problema foi solucionado de maneira amistosa e que a empresa foi prestativa no processo (essa regra não vale para os comentários que violem diretrizes de comunidade. Nesses casos, opte por excluí-los);
  • Sempre responda os comentários de usuários nas publicações da sua empresa visando manter uma interação real e incentive-os a comentar mais uma vez. Pense em como manter uma conversa natural, preferencialmente em forma de pergunta, para que o usuário se sinta motivado a responder e voltar a comentar em publicações futuras.

Para gerar resultado, o mais importante é ter planejamento, conhecer bem o seu público e saber como se comunicar com ele. Para não ter erro, é essencial contar com o trabalho especializado de uma agência de marketing digital na criação de conteúdo para a sua empresa.

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2023? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit com... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2022

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais
marketing digital

Copy para Marketing: A Jornada do Herói

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Sabe quando você tem uma copy para escrever, mas não sabe por onde começar? Ou qual argumento usar? E como ser assertivo no texto para fazer com que a pessoa faça o que você quer? Seja acessar o site, realizar um cadastro, entrar em contato, fazer uma compra...   Esse é um problema... Leia Mais