A fachada de um empreendimento é fundamental para o sucesso de um negócio. Mesmo que muitos empreendedores donos de negócios não deem a devida importância para este elemento, um projeto visual de uma loja certamente atrai muito mais clientes e consequentemente aumenta as receitas do negócio. Para as micro e pequenas empresas, ela é ainda mais importante, pois normalmente com a verba mais reduzida para se investir em publicidade, é preciso explorar ao máximo o marketing do ponto de venda que possuem.
É impossível uma valorização de sua marca sem uma boa fachada. É através dela que ocorre o primeiro contato físico entre a empresa e o seu público-alvo. Em poucos segundos o cliente deve conseguir ter a ideia principal do posicionamento do negócio: leitura do letreiro, valorizando a marca da empresa, o que vende, o nível de preços e principalmente se o estabelecimento pode oferecer alguma coisa para ele. Para isto, uma fachada limpa, com poucas informações e a possibilidade de visualizar o ambiente interno da loja é sempre o mais indicado. É importante que se utilize cores que estão presentes no design da marca, lembrando que o que deve chamar atenção é o produto exposto ou o tipo de serviço ofertado. Além disso, fatores básicos como uma boa limpeza, pintura em dia, aberturas de fácil acesso e livre de barreiras físicas, adaptado para pessoas com necessidades especiais e bem iluminado naturalmente, tornam o ambiente muito mais atraente. Essas combinações são muito interessantes e passam a ideia de competência e modernidade.
Elementos muito poluídos tendem a afastar e confundir muitas vezes o cliente.
Por trás de uma boa fachada, com certeza existem profissionais atentos que a planejaram de acordo com a mensagem e a imagem que a empresa pretende passar com ela. As escolhas de elementos precisa ser feita coerentemente. Se ela transmitir um ambiente fino e elegante, a possibilidade de pessoas de melhor poder aquisitivo entrarem no estabelecimento, é bem maior. Já se ela for menos refinada, não intimidará a entrada de clientes, mesmo os que procuram algo mais barato.