arquitetura comercial

Arquitetura para restaurantes: Por que ela é importante?

Blog
Por Maria Eduarda Groegel Camilotti
19 de fevereiro de 2018 | 5 Minutos

Arquitetura para restaurantes é tão importante quanto o cardápio e o atendimento. A norma da necessidade da arquitetura em ambientes gastronômicos é clara: Não há restaurante que se sustente por muito tempo com uma ambientação ruim, mesmo tendo um cardápio de qualidade. Por isso, a arquitetura para restaurantes é tão importante.

Não é preciso ser um especialista em gastronomia para notar o quanto este segmento está se destacando em nosso país hoje em dia, aliás, também não precisamos ser especialistas para apreciar tudo o que a gastronomia aliada à arquitetura estão nos propiciando.

Espaços gastronômicos são ambientes especializados. O projeto alia de forma equilibrada os aspectos técnicos e funcionais referentes à armazenagem e produção de alimentos aos aspectos conceituais, seguindo os desejos do cliente “proprietário”. Não se consome apenas comida em um bom restaurante, em fato se consome um conceito. O projeto arquitetônico do restaurante deve proporcionar um local onde você tem uma experiência gastronômica e isso envolve o alimento, acomodações, cores, sons, ambientação e pessoas.

O “gourmet” está na moda e se tornou muito fácil ver bares e restaurantes temáticos, modernos e co mum conceito de arquitetura em ambientes gastronômicos surgirem, até mesmo em cidades pequenas do interior. Mas como estar preparado para montar seu negócio e impressionar pela experiência de compra através da arquitetura em ambientes gastronômicos?

  • Conheça seu alvo: O primeiro passo a ser tomado é definir o seu público-alvo, isso vai impactar até mesmo na hora de escolher seu ponto comercial. É importante lembrar que a decoração, bem como os móveis, acabamentos, equipamentos e materiais precisam estar de acordo com o público que deseja ser atingido com o seu projeto de arquitetura para restaurantes.
  • Seja acessível: Estar à vista é essencial, mas não esqueça que o local precisa ser acessível e fácil de estacionar, caso não haja um estacionamento privativo para os clientes. Ou seja, mesmo que o estabelecimento esteja na maior e mais movimentada avenida, se não for de fácil acesso não terá o sucesso esperado.
  • Não “se feche”: A tendência de restaurantes fechados está se dissipando, hoje em dia queremos ver e ser vistos. Invista em áreas abertas – de preferência com jardins – se áreas abertas não forem possíveis, tente pelo menos trabalhar com janelas grandes ou paredes de vidro. Isso também ajuda a divulgação, pois se você passa na frente de um restaurante e ele está cheio, com certeza você vai pensar que ali é um bom local.
  • Ilumine-se: A iluminação tem que ser adequada para seu tipo de estabelecimento. Procure usar uma iluminação aconchegante e focal quando for um restaurante requintado ou estabelecimentos onde se deseja que o público fique por mais tempo. Mas se seu restaurante é um fast-food, tente inquietar seu cliente com uma iluminação mais clara e generalizada, pois assim ele vai seguir o propósito de comer e não demorar muito no local. Tudo isso pode ser previsto fazendo um projeto de arquitetura para restaurantes.
  • Dica extra: na arquitetura para ambientes gastronômicos, busque criar um espaço confortável. Fiz uma checklist com 4 itens indispensáveis para garantir o conforto do seu restaurante.

 

Quer conversar comigo sobre como melhorar o ambiente do seu negócio? Me chama no whats aqui.

Artigos Relacionados

arquitetura comercial

Como fazer um projeto de ambiente de loja infantil

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 5 minutos
O público infanto-juvenil é um mercado consumidor crescente. Cada vez mais cedo, as crianças estão decidindo por conta própria o que querem ter e usar. Desta forma, uma loja que queira atingir esse público, deve ser pensada e projetada especialmente para ele. O público-alvo de lojas... Leia Mais
arquitetura comercial

Como montar uma vitrine de Natal que atrai clientes

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 4 minutos
O Natal está entre as datas que mais movimentam o comércio. A magia desse período invade as vitrines das lojas e elas precisam usar isso como uma estratégia de negócios, com o intuito de encantar e atrair os clientes. Mas em meio a tantas empresas agindo de forma semelhante, é preciso fazer a... Leia Mais
arquitetura comercial

4 fatores essenciais para montar uma sala de videoconferência perfeita

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 4 minutos
Em um mundo cada vez mais globalizado e exigente, o empreendedorismo para investir em tecnologias que podem antecipar e evitar infortúnios corriqueiros é necessário para companhias de todos os portes, que buscam o mínimo de estabilidade no mercado em que atuam. A videoconferência está entre... Leia Mais