arquitetura comercial

6 dicas simples de como reparar seu imóvel para locar ou vender

Blog
Por Maria Eduarda Groegel Camilotti
6 de junho de 2017 | 5 minutos

Um imóvel recém reparado e em bom estado de conservação significa ter um aluguel competitivo e a garantia de que seu imóvel não ficará vazio por muito tempo. Quando nos referimos a “preparar o imóvel” não significa gastar horrores em reformas, pelo contrário, para vender um imóvel, faça reparos, não faça reformas grandes. Reparos são mais baratos, e deixarão seu imóvel mais perto da qualidade considerada ideal pelo consumidor. São os pequenos detalhes que impactarão a percepção do comprador.
Confira algumas dicas:

  • Para vender, deixe o imóvel, de preferência, vazio. No caso do aluguel, o apartamento semi mobiliado é muito atrativo para pessoas que pretendem permanecer um tempo menor na cidade e não querem se preocupar com o transporte ou a compra dos móveis. Cozinha semi mobiliada e um guarda roupa no quarto são itens importantes, porém, sempre dê preferência para móveis em bom estado. Remova todo e qualquer mobiliário que possua cupim ou mofo.
  • Reparos importantes: conserto de vazamentos, rachaduras e furos nas paredes ou forros. Paredes mofadas também precisam ser tratadas. Opte por cores neutras como bege, gelo ou branco nas paredes e no teto, pois elas dão a sensação de limpeza e amplitude nos ambientes.
  • Parte elétrica: Criar novos pontos de tomada em imóveis mais antigos é um ponto chave. Troque todas as capas dos pontos e de interruptores, por acabamentos novos, e brancos de preferência, isso dará um ar de renovação incrível no seu imóvel. Coloque luminárias básicas e neutras com design minimalista.
  • Piso: Caso haja carpet, remova-o e coloque um piso neutro como porcelanato ou laminados.
  • Para azulejos antigos nas paredes, existe a possibilidade de reparar eles e colocar por cima porcelanatos novos para dar um novo visual para o ambiente.
  • Limpeza é muito importante. Não é porque o apartamento está desocupado que não precisa ser arejado e limpo frequentemente.

Solicite a um profissional uma avaliação do imóvel, assim como a viabilidade financeira dos reparos e possíveis regularizações do imóvel. Nem todo imóvel é um bom candidato para uma reforma. Não adianta fazer muito reparos se o preço do seu imóvel vai ultrapassar o valor médio dos demais imóveis de metragem parecida.

Artigos Relacionados

arquitetura comercial

Arquitetura para restaurantes: Por que ela é importante?

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 5 Minutos
Arquitetura para restaurantes é tão importante quanto o cardápio e o atendimento. A norma da necessidade da arquitetura em ambientes gastronômicos é clara: Não há restaurante que se sustente por muito tempo com uma ambientação ruim, mesmo tendo um cardápio de qualidade. Por isso, a... Leia Mais
arquitetura comercial

Como fazer um projeto de ambiente de loja infantil

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 5 minutos
O público infanto-juvenil é um mercado consumidor crescente. Cada vez mais cedo, as crianças estão decidindo por conta própria o que querem ter e usar. Desta forma, uma loja que queira atingir esse público, deve ser pensada e projetada especialmente para ele. O público-alvo de lojas... Leia Mais
arquitetura comercial

Como montar uma vitrine de Natal que atrai clientes

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 4 minutos
O Natal está entre as datas que mais movimentam o comércio. A magia desse período invade as vitrines das lojas e elas precisam usar isso como uma estratégia de negócios, com o intuito de encantar e atrair os clientes. Mas em meio a tantas empresas agindo de forma semelhante, é preciso fazer a... Leia Mais