Se você acompanha o blog da yard. já deve saber como estimular o conteúdo gerado por usuários, ou seja, a produção de conteúdo online pelos clientes da sua marca, e como aumentar o engajamento nas redes sociais com baixo custo. Caso você não saiba do que eu estou falando, recomendo que leia primeiro o artigo User-Generated Content: como aumentar seu engajamento nas redes sociais.
Além de gerar engajamento, o conteúdo gerado por usuários (ou User-Generated Content, o UGC) possui outro grande potencial: o de aumentar as vendas na sua loja online. Isso mesmo. Não só por meio de anúncios pagos é possível conquistar novos clientes. E esse é justamente seu maior ponto positivo, o potencial do UGC em gerar bons resultados investindo muito pouco. Basicamente, sua marca só precisa construir um bom relacionamento com o público nas redes e encontrar maneiras criativas desse público começar a gerar conteúdo.
Resumidamente, o conteúdo gerado por usuários pode aumentar suas vendas online por 3 motivos:
- Ele colabora para aumentar a confiança no produto e na marca, já que, no momento da compra, as pessoas tendem a confiar mais na experiência de outros clientes do que em anúncios;
- O UGC aumenta o desejo pela marca, porque ao ver outros usuários falando sobre, mais pessoas vão querer fazer parte dessa comunidade;
- Além de gerar fontes e materiais para novas publicações e anúncios, principalmente textos e vídeos com relatos dos clientes.
Mas não esqueça dos seus clientes “antigos”. É preciso tomar cuidado para não focar a estratégia em UGC apenas para gerar novos clientes e deixar de se relacionar bem com quem já é cliente da sua marca, porque são eles que geram esse tipo de conteúdo.
Por que o conteúdo gerado por usuários causa tudo isso?
Pense que em uma loja física os clientes têm contato direto com os produtos à venda. Eles podem experimentar, ver de perto o material, as dimensões e o acabamento, características determinantes na hora da compra. Nas lojas online isso praticamente não existe. Os clientes apenas têm acesso a imagens e a descrição do produto feitas pelo próprio fabricante que, como sabemos, não destaca os pontos negativos do produto. Portanto, como alguém que entrou pela primeira vez em um e-commerce pode saber se a compra vale a pena? Através das avaliações de outros usuários.
Se a sua loja não possui um volume muito grande de reviews, é possível pensar em algumas estratégias para estimular a participação dos clientes. Um exemplo que vi recentemente é o de um e-commerce de acessórios que oferece um desconto de cinco reais na próxima compra para cada foto enviada pelos clientes (e aprovada pela loja) avaliando os produtos. É possível pensar em muitas outras estratégias a partir desta e, dessa forma, estimular a criação de uma comunidade em volta da sua marca.
Ou seja, em meio a golpes e propagandas enganosas que infelizmente ainda existem em e-commerces, um usuário ver que a sua loja é real, comercializa produtos de qualidade, tem cuidado ao enviar a encomenda e presta um bom atendimento ao cliente, faz toda a diferença.
Então vai chegar um dia que minha marca não vai mais precisar investir em anúncios e o UGC vai fazer tudo sozinho?
Depois de ler este artigo você pode estar se perguntando: com todo esse potencial das publicações dos próprios clientes, será que, ao conquistar um volume grande de conteúdo, ainda vou precisar investir em marketing digital?
Mas não é bem assim. A estratégia em marketing digital da sua empresa é (ou deveria ser) muito mais complexa que isso. O conteúdo gerado por usuários é uma ótima ferramenta para gerar engajamento nas redes sociais e vendas, mas ele nunca é o início ou o fim de uma estratégia de marketing digital. Por esse motivo é importante contar o trabalho de uma agência de marketing digital especialista em publicidade para e-commerce.