e-commerce

Como aumentar as vendas no seu e-commerce utilizando o conteúdo gerado por usuários

Blog
Por Hellen Scheidt
28 de janeiro de 2021 | 8 minutos

Se você acompanha o blog da yard. já deve saber como estimular o conteúdo gerado por usuários, ou seja, a produção de conteúdo online pelos clientes da sua marca, e como aumentar o engajamento nas redes sociais com baixo custo. Caso você não saiba do que eu estou falando, recomendo que leia primeiro o artigo User-Generated Content: como aumentar seu engajamento nas redes sociais.

Além de gerar engajamento, o conteúdo gerado por usuários (ou User-Generated Content, o UGC) possui outro grande potencial: o de aumentar as vendas na sua loja online. Isso mesmo. Não só por meio de anúncios pagos é possível conquistar novos clientes. E esse é justamente seu maior ponto positivo, o potencial do UGC em gerar bons resultados investindo muito pouco. Basicamente, sua marca só precisa construir um bom relacionamento com o público nas redes e encontrar maneiras criativas desse público começar a gerar conteúdo.

Resumidamente, o conteúdo gerado por usuários pode aumentar suas vendas online por 3 motivos:

  1. Ele colabora para aumentar a confiança no produto e na marca, já que, no momento da compra, as pessoas tendem a confiar mais na experiência de outros clientes do que em anúncios;
  2. O UGC aumenta o desejo pela marca, porque ao ver outros usuários falando sobre, mais pessoas vão querer fazer parte dessa comunidade;
  3. Além de gerar fontes e materiais para novas publicações e anúncios, principalmente textos e vídeos com relatos dos clientes.

Mas não esqueça dos seus clientes “antigos”. É preciso tomar cuidado para não focar a estratégia em UGC apenas para gerar novos clientes e deixar de se relacionar bem com quem já é cliente da sua marca, porque são eles que geram esse tipo de conteúdo. 

Por que o conteúdo gerado por usuários causa tudo isso?

conteúdo gerado por usuários ilustração

Pense que em uma loja física os clientes têm contato direto com os produtos à venda. Eles podem experimentar, ver de perto o material, as dimensões e o acabamento, características determinantes na hora da compra. Nas lojas online isso praticamente não existe. Os clientes apenas têm acesso a imagens e a descrição do produto feitas pelo próprio fabricante que, como sabemos, não destaca os pontos negativos do produto. Portanto, como alguém que entrou pela primeira vez em um e-commerce pode saber se a compra vale a pena? Através das avaliações de outros usuários. 

Se a sua loja não possui um volume muito grande de reviews, é possível pensar em algumas estratégias para estimular a participação dos clientes. Um exemplo que vi recentemente é o de um e-commerce de acessórios que oferece um desconto de cinco reais na próxima compra para cada foto enviada pelos clientes (e aprovada pela loja) avaliando os produtos. É possível pensar em muitas outras estratégias a partir desta e, dessa forma, estimular a criação de uma comunidade em volta da sua marca.

Ou seja, em meio a golpes e propagandas enganosas que infelizmente ainda existem em e-commerces, um usuário ver que a sua loja é real, comercializa produtos de qualidade, tem cuidado ao enviar a encomenda e presta um bom atendimento ao cliente, faz toda a diferença. 

Então vai chegar um dia que minha marca não vai mais precisar investir em anúncios e o UGC vai fazer tudo sozinho?

Depois de ler este artigo você pode estar se perguntando: com todo esse potencial das publicações dos próprios clientes, será que, ao conquistar um volume grande de conteúdo, ainda vou precisar investir em marketing digital?

Mas não é bem assim. A estratégia em marketing digital da sua empresa é (ou deveria ser) muito mais complexa que isso. O conteúdo gerado por usuários é uma ótima ferramenta para gerar engajamento nas redes sociais e vendas, mas ele nunca é o início ou o fim de uma estratégia de marketing digital. Por esse motivo é importante contar o trabalho de uma agência de marketing digital especialista em publicidade para e-commerce.

Artigos Relacionados

e-commerce

Porque a sua loja online não vende: 8 motivos

Autor Hellen Scheidt | 6 minutos
Por que a sua loja online não vende? Existem vários problemas que podem estar levando o consumidor a não comprar da sua loja virtual. Neste artigo vou listar oito possíveis motivos e soluções que, quando integradas de maneira estratégica, podem colaborar para o sucesso da sua loja... Leia Mais
e-commerce

Que tipo de site sua empresa precisa?

Autor Alisson | 7 minutos
Na hora de criar um site para o seu negócio, você já deve ter ouvido falar por aí os nomes: "landing page", "one page", "hotsite" ou "site institucional" e não sabe diferenciar exatamente o que é cada um deles. Para decidir qual deles é o mais indicado no momento para seu negócio, é... Leia Mais
e-commerce

Este é o maior erro que um e-commerce pode cometer

Autor Ecco | 5 minutos
Você já navegou por uma loja online para fazer uma compra e desistiu no meio do caminho? Pois é, todos nós fazemos isso, seja porque surge alguma outra coisa pra fazer naquele momento, ou porque percebemos que não queremos aquele produto tanto assim. É natural. Mas o que não é natural,... Leia Mais