marketing

Como errar feio no marketing de um negócio

Blog
Por Lucas Ribas
7 de abril de 2021 | 7 minutos
Muita gente acredita que marketing é sinônimo de publicidade. E é exatamente aqui que inicia o erro, a publicidade ou o ato de divulgar um negócio e seus produtos e serviços é apenas uma das partes do marketing.

 

Conceitos iniciais sobre marketing

Para te ajudar a entender vou fazer alguns questionamentos para você que ainda não entendeu:

– Sua agência de publicidade tem o poder de retirar um produto da sua empresa do mercado?

– A “menina que cria posts para o Instagram” pode alterar o preço do seu produto? Ela pode alterar a forma como os produtos são entregues ou distribuídos?

É claro que a resposta é não! E deve continuar desta forma, pois todas essas coisas são funções do marketing e não da publicidade. Se você quiser se aprofundar mais sobre o conceito de marketing, temos um artigo que fala especificamente sobre os 4P’s do marketing.

 

 

Então quando você quiser terceirizar o marketing do seu negócio, pare imediatamente, pois você estará cometendo um erro duplo. O primeiro erro é que marketing não é terceirizável, pois a não ser que você seja um agricultor, o marketing é vital para um negócio e, na minha opinião, é impossível terceirizá-lo.

E o segundo erro é  querer “delargar” essa função para alguém ou uma empresa que não tem competência para isso e certamente não entregará absolutamente nada além de publicidade.

 

Marketing e publicidade não são sinônimos!

Afinal, quem é o responsável pelo marketing de um negócio?

A coisa mais importante é entender que o responsável pelo marketing de um negócio não é sua agência de publicidade nem a “menina que cria posts para Instagram”.

Hoje em dia o marketing é a área mais importante de um negócio. Pois é o marketing que define o preço, a forma de parcelamento, quais produtos ou quais características um produto terá, como esse produto será distribuído para o público e finalmente como uma de suas funções, como será a divulgação (publicidade) desse produto.

Por isso, quando um negócio diz que alguém cuida de todo o meu marketing, isso é o prelúdio para o insucesso da empresa.

Mas e se a pessoa que eu contratar me disser que vai “cuidar de todo o meu marketing”? Cabe a você entender que provavelmente o que essa pessoa quis dizer é que ela vai cuidar de toda a sua publicidade, mas se ela não interfere ou opina no preço, no produto e na distribuição, ela definitivamente não está cuidando do marketing da sua empresa.

 

E o marketing digital?

Outra confusão bastante comum, nos dias de hoje, é com o termo “marketing digital”. Eu arrisco dizer que em 99,9% das vezes que alguém fala ou escreve marketing digital está se referindo a publicidade digital e não a marketing, até porque se levarmos o pé da letra, o termo marketing digital não faz nem sentido.

Afinal, marketing é marketing, não existe um marketing diferente que segundo essa expressão, seria digital. Mas, Lucas, todo mundo usa o termo marketing digital, o que fazer então? Eu acredito que marketing digital é uma expressão que já se consolidou na linguagem popular brasileira e hoje o seu significado literal tem menos força do que o seu significado prático. Se você quiser ler mais sobre isso, tem um artigo em nosso blog que fala justamente disso: Marketing digital não é marketing.

 

Mas então qual é a solução?

Antes de contratar uma agência de publicidade sugiro ler este artigo. Em uma empresa de grande porte existe um departamento de marketing, com profissionais de diversas áreas, que cuida efetivamente das funções de marketing: lançar ou não um produto no mercado, quais características esse produto deve ter, qual preço o mercado está disposto a pagar por ele e como será sua distribuição.

Já em empresas de pequeno e médio porte, quem cuidará disso tem que ser obrigatoriamente o dono do negócio. Não da pra para fugir desta responsabilidade, se você quer ter sucesso empreendendo, terá que cuidar pessoalmente do marketing do seu negócio, isso é inegociável.

 

Gostou desse assunto? Escute mais sobre ele em nosso podcast

 

 

Artigos Relacionados

marketing digital

Comportamento do brasileiro e tendências do mercado para 2022

Autor Alisson | 7 minutos
A quarentena mexeu com os brasileiros e fez muitas pessoas pesquisarem sobre produtos e serviços, seus desejos foram sendo modificados diante da situação que vivemos. Sem dúvida, muitos mercados crescerem na crise e várias oportunidades de investir surgiram. Neste artigo vamos entender o... Leia Mais
e-commerce

Que tipo de site sua empresa precisa?

Autor Alisson | 7 minutos
Na hora de criar um site para o seu negócio, você já deve ter ouvido falar por aí os nomes: "landing page", "one page", "hotsite" ou "site institucional" e não sabe diferenciar exatamente o que é cada um deles. Para decidir qual deles é o mais indicado no momento para seu negócio, é... Leia Mais
marketing digital

Como posicionar sua empresa no digital em 2021

Autor Alisson 4 minutos
Seu negócio é totalmente offline e você não sabe por onde deve começar a transformação para o online? Neste artigo vamos explicar os passos que você deve seguir para posicionar sua empresa no digital. No atual cenário em que vivemos para muitos negócios a adesão do digital vem sendo o... Leia Mais