Você tem um negócio, ou vai abrir um, e está pensando se deve contratar uma agência de publicidade? Antes de fazer isso, leia este artigo.
Qual o papel de uma agência de publicidade?
Uma agência pode ter diversas áreas de atuações, principalmente quando atuam em mercados regionalizados. Como é o caso da yard., por exemplo. Isso inclui desde a criação de marcas (que é a especialidade de um escritório de design), até gerenciamento de mídia digital.
Em via de regra, a função principal de uma agência é administrar a verba publicitária do cliente e distribuí-la em estratégias de comunicação para gerar mais demanda de potenciais clientes. E ela pode fazer isso de diversas formas, seja com uma campanha de outdoor, TV, rádio, internet e por aí vai.
Todo negócio precisa de uma agência de publicidade?
Se nós formos considerar que “negócio” se refere a qualquer tipo de atividade comercial, desde um MEI que vende bolos a domínio, até uma multinacional, a resposta é não. E nós acreditamos que essa é uma importante responsabilidade dos profissionais de vendas e atendimento de agências: ter a sensatez de saber dizer “não” a determinadas empresas.
Veja alguns motivos que me fazem pensar que nem todo negócio precisa de uma agência de publicidade:
1 – Empresas que não estão maduras o suficiente
Muitos negócios que estão começando, que não estão estruturados, até mesmo financeiramente, para arcar com o custo de uma agência e isso pode ser prejudicial. Então é aí que vai ser mais difícil para essa empresa, se desenvolver sem a assessoria de uma agência? Sim. Porém, não é impossível e, nesses casos que eu citei, pode até ser recomendável que o (a) empresário (a) espere um pouco até atingir um ponto de maturidade.
2 – Empresas que estão indo para o buraco e acham que uma agência vai salvá-las
Essa é uma situação comum, infelizmente. Existem empresas que estão no fundo do poço e enxergam na publicidade, uma saída para não ter que fechar as portas. Aí esperam soluções mágicas que dificilmente vão acontecer.
E, depois de 6 meses de trabalho, a situação vai ficar pior ainda. Para evitar este tipo de situação, a recomendação é que a empresa reavalie os outros 3 P’s do mix de marketing, pois algo está errado por ali, e não no P de “promoção/publicidade”. Inclusive, aproveito que citei esse tema para recomendar que você leia este artigo: Os 4 P’s do marketing: Onde você está errando?
Por que contratar uma agência de publicidade?
Se o seu negócio está estabilizado, ou ainda não engrenou, mas você sente (e tem indicadores) que mostram que está no caminho certo, este é o momento ideal para contratar uma agência de publicidade para potencializar os seus resultados. E aí sim indico que você vá atrás de uma agência, principalmente pelos seguintes motivos:
1 – Você vai receber o suporte de especialistas (seja para mídia digital, inbound, criação de marca, comunicação visual), que estudam, trabalham e vivem publicidade e marketing no dia a dia. Ou seja, são pessoas preparadas para te orientar da melhor maneira possível;
2 – Você economizará tempo e energia, afinal, irá terceirizar as suas decisões. Enquanto a agência faz o trabalho dela, você se dedica para pensar estrategicamente no que realmente importa. A agência vai buscar o melhor para sua empresa enquanto você cuida da gestão do seu negócio);
3 – Há um bom custo-benefício ao escolher uma agência, pois você vai contratar uma equipe completa com conhecimento avançado no mercado por um valor muito menor em comparação ao custo de uma equipe própria.
Se você está pensando em contratar uma agência e gostou desse tema, ouça o yardcast em que falamos sobre o tema “Todo negócio precisa de uma agência de publicidade?”
Quer uma agência certificada? Fale com a yard.