marketing digital

Como escrever artigo de blog para um negócio

Blog
Por Lucas Ribas
3 de novembro de 2021 | 5 minutos
Saber como escrever artigo de blog é essencial para alguns tipos de negócio. O artigo de blog, quando bem executado, é uma poderosa ferramenta de marketing digital que pode levar milhares de visitantes para um site de forma orgânica, isto é, sem custo.

 

Os principais tópicos deste artigo são:
  • Porque investir em artigos de blog;
  • Definir um “termo-chave” como foco do artigo;
  • Pesquisar no Google a “palavra-chave”;
  • Pesquisar em fóruns, redes sociais possíveis dúvidas;

 

Por que investir em artigos blog?

Muitas pessoas não investem nessa poderosa ferramenta de marketing digital simplesmente por desconhecerem seu potencial. O artigo de blog para um negócio pode até ser usado como ferramenta de posicionamento e branding.

Mas na maioria dos casos, o artigo de blog para negócios é algo que deve ser planejado como uma forma de aparecer no Google para possíveis dúvidas de seus clientes, quando eles estiverem pesquisando antes de comprar o produto ou serviço.

“Encare o blog de um negócio mais como um FAQ do que como uma revista.”

Exemplos:

  • Qual a melhor TV 4k? (Lojas de eletrônicos e fabricantes)
  • Qual a diferença entre invisalign e aparelho convencional? (dentistas)
  • Como financiar um imóvel? (Imobiliárias, construtoras e financeiras)

Procurei dar exemplos de diferentes setores, tanto de serviços quanto de produtos. Para ficar claro que saber como escrever artigo de blog não é uma ferramenta exclusiva apenas para alguns tipos de negócios ou segmentos.

Uma ferramenta muito útil para quem quer saber como escrever artigo de blog é usar o Google Trends:

Definir um “termo-chave” como foco do seu artigo;

Agora que você já entendeu porque escrever artigos de blog vale a pena para muitos negócios. O primeiro passo é definir apenas um termo-chave como foco.

Eu gosto de citar “termo-chave”, apenas para facilitar o entendimento de que “palavra-chave” ou keyword não se restringem a uma única palavra. Eles têm o mesmo dignificado e podem ser um conjunto de termos ou mesmo uma frase.

Neste artigo que você está lendo, por exemplo, o termo-chave em foco é “como escrever artigo de blog”.

Se você quiser ou tiver outras frases e termos para falar sobre um determinado assunto, vale a pena escrever outros artigos e fazer uma linkagem interna entre eles.

Por exemplo, temos um outro artigo em nosso blog que explica o que é blog, você pode acessar ele aqui.

E por fim, eu recomendo também a leitura sobre o que é conteúdo evergreen.

 

Pesquisar no Google a “palavra-chave”;

Antes de começar a escrever, o primeiro passo é pesquisar no Google o termo-chave que você elegeu como foco.

Abra os 3 ou 4 primeiros resultados orgânicos (pule os anúncios). Leia os artigos, veja como eles utilizam as palavras-chave. Repare em links externos e internos que eles utilizam. Enfim, faça uma análise criteriosa e encontre referências, inspirações e falhas.

Tudo isso será muito útil para você escrever o seu artigo, afinal, o seu objetivo deve ser escrever um artigo tão bom que consiga estar ranqueado na frente de todos esses. E esse é o principal princípio de SEO. Existem várias outras técnicas para ranquear no Google, mas a principal delas e talvez a mais difícil de estabelecer parâmetros precisos é: conteúdo de qualidade.

Essa é uma importante etapa para quem quer aprender como escrever artigo de blog.

 

Pesquisar em fóruns e redes sociais possíveis dúvidas;

Se você está em dúvida ou sem ideias, uma forma de conseguir entender sobre o que o seu potencial cliente quer saber (e provavelmente vai pesquisar no Google) é pesquisar em fóruns, formulários de perguntas e respostas do Mercado Livre, por exemplo, posts de concorrentes nas redes sociais, entre outros.

Se você possui uma loja física, aproveite cada dúvida que as pessoas perguntam. Esse é o momento que apresenta uma das melhores fontes de temas. O seu trabalho será transformar essas dúvidas em termos-chave e depois em um artigo.

Artigos Relacionadeos

marketing digital

Omnichannel o que é, exemplos e aplicações

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Para entender o que é Omnichannel, é preciso compreender o contexto atual e o comportamento dos consumidores nos últimos anos. Um dos principais conceitos com relação a esse assunto é o chamado “figital”. Como o nome sugere, é a união da experiência de compra no ambiente físico com o... Leia Mais
eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2023? Você está no lugar certo! Aqui você garante 15% de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para comprar seu ingresso para o RD Summit com cupom de desconto de 15% - Quer garantir o seu ingresso para o RD Summit com... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2023

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais