marketing digital

Comportamento do brasileiro e tendências do mercado para 2022

Blog
Por Alisson
1 de junho de 2021 | 7 minutos

A quarentena mexeu com os brasileiros e fez muitas pessoas pesquisarem sobre produtos e serviços, seus desejos foram sendo modificados diante da situação que vivemos. Sem dúvida, muitos mercados crescerem na crise e várias oportunidades de investir surgiram. Neste artigo vamos entender o comportamento do brasileiro e tentar prever boas oportunidades de negócio para 2022.

Onde o brasileiro passa a maior parte do tempo?

A internet foi o principal passatempo do brasileiro durante a quarentena, as pesquisas apontam que mais de 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet e a cada ano essa porcentagem aumenta significativamente, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fica cada vez mais claro a valorização dos negócios digitais e das estratégias, como a gestão de anúncios e o site institucional.

Em decadência, as lojas físicas reduzem para um valor inédito no Brasil, com apenas 24% de demanda nas compras em 2021. Liderando a pesquisa no Brasil, temos um aumento nas compras por dispositivo móvel e computador pessoal, que alcançam a marca de 30% e 29%, respectivamente.

Leia mais sobre o estudo do Global Consumer Insights Pulse Survey 2021 no site da PwC Brasil.

Tipos de comportamento

Geração Z, 2000 pra frente!

Os jovens de hoje são mais propensos a fazer compras online, gastam de forma mais otimista e por impulso. Um fenômeno interessante é que esperam gastar mais nos próximos seis meses do que gastavam antes.

A geração de jovens de 2022 tem mais facilidade em apresentar o comportamento de selecionar diversas marcas na hora de pesquisar uma compra, diferente dos mais velhos, que geralmente são mais fiéis com a marca.

Fica evidente que os produtos precisam trabalhar mais na qualidade e status para chamar a atenção desse público. Conquistar “compradores fiéis” nesse meio, significa um excelente trabalho vindo de qualquer negócio.

Público consciente!

Outro segmento interessante é o grupo consciente. Muitos brasileiros estão levando a segurança e a saúde como a maior preocupação depois das regras impostas pela pandemia. O comportamento de muitas pessoas foi procurar soluções e produtos que tragam segurança e saúde para sua vida.

É interessante mencionar também que muitos estão pesquisando sobre “Como fazer”, que consequentemente aumentou a demanda das escolas e autores de infoprodutos.

O público consciente geralmente vai se preocupar mais sobre a qualidade e segurança do produto do que seu preço e é bem possível, segundo a Global Consumer Insights Pulse Survey, que esse tipo de público mude seu comportamento aos poucos pós 2022, diferente do grupo de jovens que provavelmente permanecerá com os hábitos.

Ouça mais sobre esse conteúdo no yardcast.

Artigos Relacionados

e-commerce

Que tipo de site sua empresa precisa?

Autor Alisson | 7 minutos
Na hora de criar um site para o seu negócio, você já deve ter ouvido falar por aí os nomes: "landing page", "one page", "hotsite" ou "site institucional" e não sabe diferenciar exatamente o que é cada um deles. Para decidir qual deles é o mais indicado no momento para seu negócio, é... Leia Mais
marketing digital

Como posicionar sua empresa no digital em 2021

Autor Alisson 4 minutos
Seu negócio é totalmente offline e você não sabe por onde deve começar a transformação para o online? Neste artigo vamos explicar os passos que você deve seguir para posicionar sua empresa no digital. No atual cenário em que vivemos para muitos negócios a adesão do digital vem sendo o... Leia Mais
marketing

Como errar feio no marketing de um negócio

Autor Lucas Ribas | 7 minutos
Muita gente acredita que marketing é sinônimo de publicidade. E é exatamente aqui que inicia o erro, a publicidade ou o ato de divulgar um negócio e seus produtos e serviços é apenas uma das partes do marketing.   Conceitos iniciais sobre marketing Para te ajudar a entender vou fazer... Leia Mais