marketing digital

Estratégias de marketing essenciais para SaaS

Blog
Por Alisson
27 de julho de 2021 5 minutos

Formar uma boa equipe para desenvolver um software demanda tempo e dinheiro, atingir a qualidade perfeita faz qualquer empresa de SaaS gastar muita energia. E por isso é comum muitas equipes esquecerem de trabalhar com as estratégias de marketing para SaaS para fazer esse software chegar a todos os clientes ou, até mesmo, mostrar para as pessoas que eles precisam do seu software.

Listamos algumas estratégias que acabaram se tornando essenciais em um mercado que está em pleno crescimento. Se caso seu negócio ainda não pensou em aderir essas estratégias, considere com urgência a inclusão desses poderosos métodos para captar leads e fidelizar clientes.

Demonstração e período de teste

Seu software pode apresentar uma solução certeira, mas o cliente não tem certeza disso. Para ele é muito importante saber onde vai investir seu dinheiro, se ele conseguir uma demonstração sem precisar investir tanto é muito mais interessante para ele. Parece óbvio, mas muitos softwares não trabalham com isso e estão perdendo potenciais leads para seu negócio.

estrategias-marketing-saas

Marketing de Conteúdo

Esse é um ponto em que a maioria dos softwares não aposta ou peca muito em sua atuação, o marketing de conteúdo acaba sendo essencial para posicionar seu negócio como especialista no assunto e também divulgar para seu público as facilidades e soluções que estão perdendo sem o seu software.

Ter um blog pode até parecer um gasto de energia a mais, mas acaba sendo inevitável quando você percebe que todos os seus concorrentes já apostam nessa estratégia e você está aos poucos ficando cada vez menos evidente no mercado.

marketing-conteudo

Capacitação do usuário

Essa é uma das importantes estratégias de marketing para Saas. Seus novos usuários podem com muita chance estarem entrando em um software nunca antes visto e mesmo que sua solução tenha a melhor usabilidade e seja muito intuitivo é bem provável que o usuário encontrará dificuldades para efetuar algumas configurações.

Tudo isso pode ser evitado tendo um bom conteúdo e suporte que capacite e auxilie o usuário, e não estamos falando necessariamente de ter uma equipe em prontidão para ajudar seus clientes, mas de várias formas que juntas podem formar um grande acervo para qualquer dúvida.

Seja um fórum entre usuários para solucionar dúvidas, cursos, vídeos pré-gravados para ensinar como funciona seu software, blog ou até mesmo uma simples seção de perguntas e respostas frequentes.

capacitação-usuario

Ouça mais sobre o tema no yardcast:

 

Artigos Relacionados

eventos

Cupom de desconto RD Summit – Como conseguir

Autor Ecco | 4 minutos
Cupom de desconto para o RD Summit 2024? Você está no lugar certo! Aqui você garante de desconto para comprar seu ingresso em qualquer lote. 🤩  Clique aqui para ser avisado assim que as vendas abrirem para o RD Summit e ganhe um cupom de desconto - Quer garantir o seu ingresso para o... Leia Mais
marketing digital

Omnichannel o que é, exemplos e aplicações

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Para entender o que é Omnichannel, é preciso compreender o contexto atual e o comportamento dos consumidores nos últimos anos. Um dos principais conceitos com relação a esse assunto é o chamado “figital”. Como o nome sugere, é a união da experiência de compra no ambiente físico com o... Leia Mais
marketing digital

Conteúdos simples e baratos para estratégias de marketing em 2023

Autor Alisson | 3 minutos
Sua empresa está buscando apostar no marketing de conteúdo, mas não quer ter um investimento tão grande em tempo e dinheiro? Neste artigo vamos citar excelentes tipos de conteúdos que têm grande potencial de funcionar e são relativamente simples de serem desenvolvidos. Nosso foco hoje é... Leia Mais