Será que o gestor de tráfego vai acabar quando as plataformas ficarem completamente automatizadas?
Eu afirmo que vai! Mas somente com aqueles que acham que tráfego é apertar botões no Facebook Ads ou Google Ads.
Hoje estamos acompanhando grandes mudanças nas plataformas de anúncio no marketing digital. Essas, que estão cada vez mais voltadas para a introdução de novos anunciantes que querem um espaço para sua marca ou produto no mundo digital.
Algumas contas no Instagram já mostram testes onde é possível criar um anúncio com apenas um clique. Um cadastro simples e formas de pagamento facilitadas já te habilitam a disputar um espaço para fazer sua marca ou produto aparecerem para alguém.
A estratégia das empresas é simples: facilitar a experiência para anunciantes, trazendo cada vez mais pessoas para mostrar seus produtos nas plataformas, e assim, investindo cada vez mais nesse tipo de propaganda.
É preciso entender que essa atualização das plataformas busca criar uma solução por resultados cada vez mais refinados, e eles não são os vilões, mas estão seguindo a ordem natural de evolução que advém da aquisição de mais e mais pessoas usando a mesma ferramenta.
O Photoshop é um bom exemplo disso. Há alguns anos era necessário um curso extenso, e técnico, para que você fosse capaz de usar uma ferramenta de edição de fotos e alterar o fundo de uma imagem. Com o tempo, aplicativos de celular e sites na internet passaram a disponibilizar opções que editam uma foto trocando seu fundo, criando efeitos, corrigindo luminosidade, entre outras coisas, com apenas um clique.
A Adobe sentiu que a sua ferramenta precisava englobar esses novos usuários que não são especialistas, pessoas comuns também queriam usar recursos que o Photoshop tinha disponível. Então, hoje no Photoshop é possível usar esses recursos de maneira simplificada que permite com que o fundo de uma imagem seja trocado mais facilmente. Plataformas de anúncios pagos seguem a mesma linha de raciocínio.
A estratégia profissional nunca ficará obsoleta para o gestor de tráfego
O que faz a diferença para um gestor de tráfego sempre será a inteligência aplicada sobre a estratégia que será usada. A base para entender esse raciocínio é de que para uma estratégia mais elaborada, em um nível profissional, é preciso aplicar seu tempo em 80% para estratégia (estudo de mercado, públicos, análise de concorrentes, projeção de meta, cálculo de custos, ROI, possíveis testes, etc…) e 20% no uso das ferramentas para aplicação da mesma.
A forma segue a função! É preciso fazer as coisas com o objetivo de que elas funcionem para quem se deve, no caso, o cliente alvo. Estratégia e inteligência são recursos, que a meu ver, ainda são intrínsecos ao ser humano, e uma fonte inesgotável de novas ideias e soluções.
Investimento em marketing digital por empresas brasileiras ainda é baixo
Ainda sobre o medo que vem sendo criando quanto ao marketing digital e as novas profissões que surgiram com ele, em nosso país 80% das empresas ainda estão nos estágios iniciais dessa área.
Segundo relatório divulgado pela McKinsey & Company em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), a média global de investimento em mídias digitais é de 43,5%, enquanto a média no Brasil é de 24,4% apenas.
De acordo com o site e-commerce Brasil, mais da metade das empresas que investem hoje em marketing digital têm dificuldade para definir estratégias. Grande parte disso se dá porque a maioria dessas empresas não entendeu a real importância do marketing digital para o seu negócio ou produto.
Esses resultados mostram que muitos mercados apenas seguem tendências, mas não procuram saber como usá-las a seu favor.
É necessário que esse pensamento amadureça cada vez mais, e vá gradualmente sendo utilizado para gerar novas estratégias direcionadas para cada necessidade. O mercado vai necessitar de profissionais especializados e capacitados que pensem de forma estratégica e utilizem as ferramentas certas da maneira mais assertiva.
Por conta disso, é importante investir em uma agência de marketing digital capacitada e com experiência em gestar anúncios nas diversas plataformas digitais.