O mercado de infoprodutos movimenta bilhões e cresce ano após ano. Aposto que você mesmo já percebeu isso, há uma onda gigantesca de anúncios nas redes sociais que apresentam cursos com os temas mais diversos.
A grande sacada, que atrai muitas pessoas, é que o infoproduto é produzido uma única vez e não importa se você vende 100 ou 1 milhão, os custos são os mesmos. Ou seja, é um formato de produto escalável.
Acredito que é por isso que esse mercado atrai tantas pessoas que são especialistas ou não em alguma área.
Mas claro que nem tudo são flores. A criação de um infoproduto de sucesso não acontece da noite para o dia, assim como qualquer tipo de empreendimento. É possível, mas é um desafio.
Caso você tenha interesse nesse mercado, veja algumas dicas.
O que são infoprodutos?
Os infoprodutos são materiais digitais distribuídos de maneira online. Eles podem ser grátis ou pagos. Os infoprodutos mais comuns são os cursos online, mas existem outros formatos, como e-books, por exemplo.
Eles são comumente hospedados em plataformas que facilitam todo o processo estrutural de publicação e disponibilização dos materiais, como a Hotmart.
O curso de naming da yard. está disponível lá! Clique aqui para visitar a página.
Como ganhar dinheiro com infoprodutos?
Se eu soubesse a receita do sucesso dos infoprodutos já teria criado vários e estaria rico. Então eu não posso apresentar nenhuma receita de sucesso, mas posso dar algumas dicas, enquanto profissional de marketing, que podem te ajudar a crescer a sua marca.
1 – Crie um produto bom
Sei que seu objetivo principal é ganhar dinheiro, mas você não pode pensar apenas nisso. Na minha opinião, a melhor forma de criar um produto que as pessoas queiram comprar, é criar um produto bom. E para um infoproduto ser bom, não significa que ele precisa ser um curso de 300 horas de duração. Basta que ele seja útil e cumpra a promessa que propõe.
Já se você planeja produzir um eBook, temos mais um artigo para te apresentar.
Como fazer um eBook encantador? Dicas de diagramação
2 – Use mídia paga (anúncios)
Acho quase impossível ter um infoproduto de sucesso sem usar anúncios pagos em redes sociais e Google. Se você pesquisar pelos maiores nomes de infoprodutos do país, vai perceber que eles são donos de páginas com milhares ou milhões de seguidores e várias interações. Mas isso não acontece de forma orgânica. Para alcançar as pessoas, é preciso investir dinheiro. E para isso, conte com uma agência especialista em campanhas para mídia digital.
3 – Desenvolva autoridade
Sem dúvidas essa é uma das etapas mais difíceis na trajetória de um infoproduto de sucesso: mostrar a cara ou não mostrar? É inevitável, ter uma figura à frente de um infoproduto aumenta a credibilidade e a confiança de quem está interessado em comprar. Mas “botar a cara” não é para todo mundo, pois é preciso ter certo carisma e desenvoltura para fazer vídeos. Esse é o maior desafio de muitas pessoas que estão se lançando nesse mercado.
4 – Utilize afiliados
Minha dica final é aproveitar o programa de afiliados que as plataformas de publicação de infoprodutos oferecem. Basicamente, seus afiliados receberão uma comissão para vender o seu produto. Para isso, eles utilizam suas próprias estratégias, como blogs e canais de YouTube, por exemplo. Existem pessoas que tiram uma boa renda dessa forma, inclusive.
E se você quer saber mais sobre esse tema, nós temos uma edição especial do yardcast. falando sobre infoprodutos.