Toda empresa, independente do segmento de atuação, deve monitorar indicadores, mas em uma loja online isso é simplesmente fundamental.
Em mais de 10 anos trabalhando diretamente com donos de empresas de diferentes portes, percebi as diferenças entre comportamentos de sucesso que realmente fazem a diferença e comportamentos que apenas atendem o ego do dono do negócio.
Por isso, tome muito cuidado ao olhar os indicadores da sua loja online. Você pode facilmente se perder olhando curtidas e seguidores, que até têm a sua importância, mas definitivamente não são essenciais para o sucesso de uma loja online quanto os demais que tratarei aqui.
Quando se trata de loja online, o erro número 1, na minha opinião, é investir pesado em uma plataforma ou sistema de vendas sem nunca ter feito uma venda online. Loja online é 90% gestão de tráfego e produtos e 10% plataforma.
Gestão de tráfego é um tema que vou detalhar adiante mas é, talvez o único, que não importa se é uma loja online pequena ou uma grande, deve ser feito.
Já com relação à produtos, sugiro a leitura do artigo Os 4 P’s do marketing: Onde você está errando? Mas para resumir, refiro-me à qualidade dos produtos vendidos e, também incluo nessa conta, o preço.
Feita essa introdução, que considero muito importante para o entendimento dos itens que são importantes para o sucesso de uma loja online, vou listar os principais indicadores que nós utilizamos na gestão de marketing para loja online.
Para poder ter dados precisos para gerar indicadores é essencial ter instalado em seu site o Google Analytics.
Tráfego total
Na minha opinião, o indicador mais importante para uma loja online é o tráfego total.
E por mais incrível que isso possa parecer, já vi donos de lojas online que não acompanham esse indicador. E isso precisa estar claro: não existe marketing digital para loja online sem acompanhar o tráfego total.
Mas por que eu considero número total de visitas (tráfego) o indicador mais importante?
É simples, porque sem visitas, você não gera vendas. Sem visitas você não consegue melhorar nenhum dos outros indicadores. As visitas são o início de toda e qualquer venda.
Este é o fluxo de uma venda online: Visitas > carrinho > checkout > venda:
Esse é o fluxo de uma venda e não tem como mudá-lo. Toda venda começa por alguém acessando o site.
Por isso, quando iniciamos um projeto de marketing para loja online aqui na yard, usualmente atacamos primeiro esse indicador. Pensamos em estratégias de marketing digital para lojas online para aumentar significativamente o tráfego total.
O tráfego total pode ser olhado de algumas maneiras e a decisão sobre isso depende do que você esteja buscando. Você pode considerar o tráfego total como:
- O número total de visitantes únicos;
- O número total de visitas ou visualizações de página, ou pageview;
- O número de sessões.
O mais comum é olhar o número de sessões, pois ele mostra o quanto as pessoas estão interagindo com o site. Vale ressaltar que uma sessão dura 30 minutos. Após esse tempo, ao entrar novamente ou recarregar uma janela, contará como outra sessão. Por isso, o número de sessões é geralmente maior do que o número de usuários.
Já os visitantes únicos, apontam a quantidade de pessoas que acessaram o site em um determinado período.
Em alguns casos, acompanhar o número de visualizações de página pode ser interessante. O número de visualizações deve ser olhado com cautela, pois ele mostra o número de páginas acessadas. Por exemplo, se uma pessoa acessa 100 páginas de um site, vai contar como 100, mas apenas 1 visitante e talvez algumas sessões.
Outro indicador importante de acompanhar na gestão de uma loja online é o número de pedidos.
Número de pedidos
Aqui não tem muito segredo, esse indicador representa quantos pedidos foram feitos no período analisado. Se a mesma pessoa fizer duas compras, irá contar como dois pedidos.
Com o número de pedidos da sua loja online você pode acrescentar analisar a porcentagem de usuários que efetivamente fizeram pedidos. Basta pegar a quantidade de usuários do Analytics e dividir pela quantidade de pedidos.
Se você tem 1000 usuários na sua loja online e 10 pedidos, significa que 1% dos usuários fizeram pedidos.
Outros indicadores que olhamos ao fazer marketing para lojas online:
- Vendas
- Ticket médio
- ROAS
- Taxa de conversão
Você pode olhar outros indicadores e criar variações a partir dos principais, mas definitivamente não olhar nenhum indicador é como dirigir um carro sem velocímetro.
Escute mais sobre o assunto em nosso podcast.