ferramentas

O Google está explorando novas formas de exibir vídeos curtos em suas pesquisas

Blog
Por Alisson
5 de abril de 2022 | 3 minutos

Os vídeos curtos se tornaram uma das maiores formas de exibir informações no mundo inteiro, devido a isso o Google parece estar estudando formas de implementar de fato os vídeos curtos como resultados diretos de suas pesquisas.

Em um episódio de podcast apresentado pela Google Product Manager, Danielle Marshak ela apresenta que o Google está estudando formas de exibir vídeos curtos nas SERPs, inclusive a equipe de relações de pesquisa da empresa também está pensando em gravar seus próprios vídeos curtos.

O que mais nos surpreende é que de acordo com Gary Illyes, parte da equipe de relações de pesquisa, o Google também está considerando vídeos curtos para fins educacionais. Pelo que parece o algoritmo irá rastrear e indexar esses formatos de vídeos para os mais variados conteúdos. Vídeos curtos hospedados pela empresa, como os stories do Google, já estão sendo rastreados e indexados.

Segundo a equipe do Google um vídeo curto se define pela posição vertical e pode ter até cinco minutos, Marshak defende a ideia que o formato pode transmitir muita informação em pouco tempo e quem sabe algum dia ser tão relevante quanto os resultados de texto?

O que pensar sobre isso?

Quem nunca imaginou um futuro onde você pesquise algo por voz e surja um holograma de uma pessoa com a resposta, como nos filmes de sci-fi? Esse é um futuro bem tangível, talvez não por hologramas mas é certo que uma empresa do tamanho do Google já está há muitos anos estudando formas de implementar resultados por vídeos e agora com a explosão dos vídeos curtos com a influência do Tik Tok e o Instagram Reels, eles se viram obrigados a adaptar e melhorar sua plataforma para esse novo formato de conteúdo.

Não se confunda, a nova proposta é diferente do que já vimos até agora. O Google não está querendo melhorar a pesquisa por vídeos do Youtube, mas sim exibir vídeos curtos como resultados diretamente na pesquisa e como isso vai funcionar, e se realmente será um dia implementado nós não sabemos, mas é válido especular e já estar preparado para quando essa atualização chegar.


Conheça a fonte da SEJ

 

Ouça mais sobre o assunto no yardcast:

Artigos Relacionados

ferramentas

6 ferramentas para automatizar relatórios de marketing digital

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Chega de gastar tempo fazendo contas manuais! Selecionei 6 ferramentas para automatizar relatórios de marketing digital que você precisa conhecer. Diminua o tempo gasto reunindo dados para produzir seus relatórios e tenha mais tempo disponível para analisar as informações de forma... Leia Mais
ferramentas

Parâmetros UTM: Se você não usa, está perdendo dados

Autor Hellen Scheidt | 8 minutos
Os parâmetros UTM (ou UTM Tracking) são palavras que você pode acrescentar na URL de um site para medir alguns dados com base no trajeto que os usuários fazem para chegar ao seu domínio. No entanto, esses termos devem estar nos padrões preestabelecidos pelo Google para que o UTM funcione da... Leia Mais
ferramentas

Mapa de calor, melhore o desempenho do seu site com uma ferramenta poderosa de análise

Autor Alisson | 4 minutos
O heatmap ou mapa de calor para sites é uma ferramenta pouco falada, mas muito útil. Essa ferramenta de análise vai exibir provas gráficas para você entender de forma fácil a maneira que o seu público interage com seu site. Você consegue identificar onde os usuários passam mais tempo, qual... Leia Mais