publicidade

O mercado de trabalho ensina mais que a faculdade?

Blog
Por Bruno
13 de outubro de 2021 | 5 minutos

Você que é da área de comunicação: A faculdade te ensinou e te preparou para tudo que você faz hoje? As disciplinas e atividades feitas durante o período em que você estudou, fazem sentido hoje na área em que você se encontra?

 

Hoje a pergunta é: O mercado de trabalho está disposto a ensinar mais que a faculdade? Será que é necessário que a pessoa aprenda tudo o que ela precisa para não se frustrar após conseguir um emprego na área de marketing? É sobre isso que irei falar neste artigo.

 

Antes de entrar na faculdade, no curso de Produção Publicitária, eu tinha alguma breve ideia do que gostaria de fazer, do que supostamente seria um trabalho que me traria felicidade. Sempre gostei de desenhar, de escrever, de criar conteúdo. Cresci em uma época sem TikTok e com apenas um YouTube recém-nascido. Portanto, não tínhamos essa proatividade toda de criar conteúdo como a geração atual. Acreditei que fazendo um curso superior, eu poderia finalmente desenvolver meus talentos, fazer contatos e ter mais oportunidades.

 

É compreensível que para muitas áreas, o curso superior assim como especializações posteriores, são essenciais para que o profissional consiga atuar com excelência e conheça os conceitos básicos do que está prestes a fazer. De forma alguma podemos ignorar a importância de possuir um curso superior, em áreas onde o conhecimento precisa ser tido antes de se colocar ações em prática. 

 

Mas agora que entramos na área de comunicação, o que fazer? Atuar no mercado publicitário exige estar atualizado a todo instante, saber o que está em alta, o que está sendo feito e até mesmo o que deve ser evitado. O que está fazendo sucesso hoje, possivelmente irá se tornar algo obsoleto amanhã. É assim que as coisas funcionam.

 

“Mas como confiar em um curso superior da área de comunicação, sabendo que o que eu vou ver em sala de aula pode não ser usado por mim no futuro?” 

 

Simples: Os processos jamais mudarão. O que aprendemos sobre observar o mercado, usar técnicas de comunicação e linguagem, assim como desenvolver habilidades de escrita e interpretação, são fatores essenciais para que um profissional da área de comunicação seja bem sucedido. As tendências mudam, mas a sua forma de enxergá-las passa a ser constantemente aprimorada.

 

Após terminar a faculdade, somos inseridos no mercado de trabalho com apenas uma fração do que ainda estamos prestes a aprender e isso é sensacional. A cada dia que passa enquanto produtores de conteúdo (como é o meu caso), é um aprendizado novo, uma técnica diferente, um sistema que nós nunca havíamos usado antes. Como a área de comunicação é muito ampla, dificilmente conseguimos absorver tudo que é necessário durante um curso superior, e está tudo bem, o importante é usar todo o conhecimento obtido no curso para instigar ainda mais a percepção e sensibilidade para o mercado publicitário.

 

Mas então, fazer um curso superior na área da comunicação, vale a pena?

 

A resposta é: Com certeza. Até o término do curso e o início da sua jornada no mercado de trabalho, muitas coisas irão mudar, novas tendências irão surgir e muitos conceitos serão transformados. Entretanto, o período da faculdade é essencial para nosso descobrimento pessoal, fazer contatos, criar laços com pessoas interessantes. Além disso, existe a grande possibilidade de você mudar seus conceitos sobre o que realmente deseja fazer. Muitas vezes, uma pessoa entra com o pensamento focado em uma determinada área e acaba se descobrindo e se dando conta de que tem talento para outras áreas também. Ou até mesmo pessoas que acreditavam que só iriam gostar de fazer uma determinada coisa, saem do curso interessadas em outras áreas, que antes mal conheciam ou tinham pouco interesse.  

 

Depois de formado, vale a pena fazer uma especialização?

 

Quando seu curso estiver encerrado e você já souber o que deseja seguir dentro da área da comunicação, vale muito a pena investir em uma especialização. Especializações não são tão amplas e nem irão abordar tantos temas e segmentos diferentes como um curso superior e você estará aprendendo e estudando conteúdos mais específicos e voltados para a sua área de interesse. O tempo de duração também é menor, então não estará comprometendo sua rotina por muito tempo. É super possível ingressar no mercado de trabalho e continuar estudando, já que as especializações e cursos de pós-graduação são procurados por pessoas que já estão no mercado de trabalho.

 

Mas lembre-se que mesmo com diversos certificados e um currículo acadêmico invejável, no mercado de trabalho sempre haverá surpresas, novidades e o conhecimento nunca deixará de ser absorvido. Permita-se descobrir e aprender mais e utilize todo seu conhecimento adquirido em sala de aula para que sua percepção se torne ampla e você esteja sempre cheio de interesse em saber mais sobre o mercado publicitário.

 

Ouça mais sobre o assunto no yardcast:

Artigos Relacionados

publicidade

Plano de mídia o que é

Autor Lucas Ribas | 9 minutos
O plano de mídia é uma ferramenta utilizada por empresas e agências para planejar ações de publicidade, principalmente para anúncios pagos. Seja para uma campanha ou para um período de tempo, o planejamento de mídia definirá quanto será investido e por quanto tempo, em cada... Leia Mais
e-commerce

Que tipo de site sua empresa precisa?

Autor Alisson | 7 minutos
Na hora de criar um site para o seu negócio, você já deve ter ouvido falar por aí os nomes: "landing page", "one page", "hotsite" ou "site institucional" e não sabe diferenciar exatamente o que é cada um deles. Para decidir qual deles é o mais indicado no momento para seu negócio, é... Leia Mais
design

Como copiar sem copiar? Saiba trabalhar com referências e criatividade

Autor Alisson | 7 minutos
Uma ideia original vem através de uma combinação inusitada de várias informações em nossa cabeça. Não é um processo fácil, nem rápido, mas, vale a pena. Ao desenvolver suas alternativas e soluções, aprender a honrar, estudar e remixar suas referências, você se tornará um... Leia Mais