O principal objetivo aqui não é te fazer parar de acreditar no engajamento orgânico em si. Mas sim repensar a ideia de que ele, sozinho, é capaz de trazer sucesso para uma empresa ou capaz de solucionar a maioria dos “problemas” envolvendo o marketing de um negócio.
Rolando o feed ou o explorar no Instagram é possível perceber uma quantidade cada vez maior de agências de comunicação ou profissionais autônomos da área vendendo a ideia de que seu serviço é capaz de fazer uma empresa “bombar no Instagram” ou ter sucesso milagrosamente apenas produzindo conteúdo.
Apenas para começar a entender como essa ideia é furada – pelo menos para a maioria dos negócios – seguem as dicas de um funcionário do Instagram para otimizar o engajamento orgânico de um perfil:
- 3 posts no feed por semana;
- 8 a 10 stories por semana (pelo menos 2 stories por dia);
- 4 a 7 reels por semana;
- 1 a 3 IGTV por semana.
As informações acima foram disponibilizadas em um blog por Rachel Reichenbach, em novembro de 2020, após uma conversa com um funcionário da mídia social.
Para criadores de conteúdo, que lucram apenas por postar no Instagram, essa quantidade sugerida chega a ser pouco. Mas será que uma pequena ou média empresa realmente precisa gastar tanta energia nessa mídia social para aumentar seu engajamento orgânico?
Eu acredito que não. Alguns nichos de negócio nem comportam uma produção de conteúdo periodicamente, justamente por não possuírem público para consumir esses posts. Então, de que adianta o engajamento nesses casos?
6 dicas para criar conteúdo no Instagram
Saturação de receitas milagrosas
Você já viu algum post falando: “Quer ter engajamento orgânico fácil? Faça reels!”? Eu já. E vários outros que seguiam a mesma linha.
A questão é: a solução acima não está errada, o Instagram realmente está dando maior destaque para esse formato atualmente, mas o quanto ele realmente é capaz de trazer benefícios para um negócio?
Se você posta memes engraçados, conteúdo relevante e segue a fórmula do Instagram, pode até aumentar o engajamento e o número de seguidores por causa desse conteúdo. Mas isso não quer dizer que essas pessoas vão comprar o seu produto ou serviço.
O importante é analisar cada caso e não cair em ideias prontas. Como a de que toda empresa precisa produzir conteúdo nas redes sociais ou que o engajamento orgânico vai fazer milagres.
Como escolher uma agência
Ao contratar uma agência para cuidar das estratégias de marketing da sua empresa, é preciso deixar claro quais são os serviços oferecidos e se eles são capazes de trazer os resultados desejados para o negócio.
Por exemplo, algumas agências prestam serviço majoritariamente de social media, com conteúdo em posts orgânicos, e esse pode não ser o que uma empresa precisa no momento para alavancar suas vendas.
Se o argumento da agência que você pensa em contratar é apenas “aumentar seu engajamento/crescimento orgânico”, pode ser que os serviços prestados não deem conta do que você espera.
Claro que esse tipo de estratégia pode dar super certo para alguns. Mas o perigo é cair na conversa achando que post de conteúdo orgânico no Instagram é a solução para tudo. Se você pensa em contratar uma agência ou profissional de comunicação, tenha bem claro os conceitos em mente e as diferenças entre cada proposta.