arquitetura comercial

Quer aumentar o espaço do escritório? 5 dicas para dar sensação de amplitude para seu ambiente corporativo

Blog
Por Maria Eduarda Groegel Camilotti
7 de julho de 2017 | 4 minutos

Existem diversas maneiras de dar a sensação de amplitude para um ambiente, mas vale ressaltar que “de maneira simples”, não significa ser “simplista”.  Na maioria dos casos, existem tantos móveis espalhados, arquivos, computadores e itens de escritórios em evidência, que acaba dando a sensação de ambiente “preenchido”, cheio. Por isso, dicas minimalistas são essenciais para dar a sensação de lugar livre e amplo para o ambiente corporativo com a otimização do espaço. Isto, inclusive, colabora indiretamente com um maior número de negócios fechados, pois com um ambiente organizado, a imagem que você passa para o seu cliente é justamente de uma empresa organizada, portanto, detalhes como estes não devem ser ignorados se você deseja vender mais. Confira a seguir:

– Mobiliário minimalista: Para que tudo fique em ordem e em seu devido lugar, sem risco de exageros, um bom mobiliário planejado é componente essencial para a racionalização do espaço disponível. Com aparência clean e minimalista, ele dá a impressão de ambiente limpo e organizado.

– Open spaces: Ambientes integrados dão a sensação de amplitude. Ao descartar paredes e divisórias em layout’s nos remetemos à conhecida frase “Menos é mais”, do famoso arquiteto Mies van der Rohe.

– Verticalização: A verticalização do espaço corporativo remete ao uso de armários altos e prateleiras, entre outras alternativas de armazenamento para economizar espaço, não esquecendo da funcionalidade do mesmo.

– Uniformidade de piso: A utilização do mesmo piso em um mesmo ambiente dá a sensação de continuidade e consequentemente de amplitude do espaço, mantendo o aspecto clean.

– Cores: Cores como branco, cinza, preto, bege e marrom proporcionam uma ambientação serena, livre de muitos estímulos. A composição com essas tonalidades também amplia o espaço, que se torna mais agradável ao acolher os ocupantes.
Para que seu ambiente comercial possua o estilo minimalista, vale reforçar que o mesmo precisa repassar as seguintes sensações aos seus clientes e visitantes: Senso de organização, uma boa racionalização do espaço, destaque para as formas geométricas bem definidas, sem muito detalhes, ambientação ponderada e, principalmente, clareza no ambiente.
Estas são algumas das maneiras mais comuns, mas nem todas se enquadrarão no seu ambiente, portanto, é interessante que você busque um profissional da área para te orientar e organizar seu espaço de uma forma personalizada para melhorar seus negócios como um todo.
Existem casos onde simples ajustes não bastam e é preciso uma reforma mais bem elaborada.

Clique aqui e entenda por que um bom projeto arquitetônico garante uma boa parte das suas vendas.

Artigos Relacionados

arquitetura comercial

Arquitetura para restaurantes: Por que ela é importante?

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 5 Minutos
Arquitetura para restaurantes é tão importante quanto o cardápio e o atendimento. A norma da necessidade da arquitetura em ambientes gastronômicos é clara: Não há restaurante que se sustente por muito tempo com uma ambientação ruim, mesmo tendo um cardápio de qualidade. Por isso, a... Leia Mais
arquitetura comercial

Como fazer um projeto de ambiente de loja infantil

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 5 minutos
O público infanto-juvenil é um mercado consumidor crescente. Cada vez mais cedo, as crianças estão decidindo por conta própria o que querem ter e usar. Desta forma, uma loja que queira atingir esse público, deve ser pensada e projetada especialmente para ele. O público-alvo de lojas... Leia Mais
arquitetura comercial

Como montar uma vitrine de Natal que atrai clientes

Autor Maria Eduarda Groegel Camilotti | 4 minutos
O Natal está entre as datas que mais movimentam o comércio. A magia desse período invade as vitrines das lojas e elas precisam usar isso como uma estratégia de negócios, com o intuito de encantar e atrair os clientes. Mas em meio a tantas empresas agindo de forma semelhante, é preciso fazer a... Leia Mais