rd station

RD Station Marketing vale a pena?

Blog
Por Lucas Ribas
14 de fevereiro de 2018 | 20 minutos
RD Station Marketing vale a pena? O RD é um software completo para gerenciamento total de marketing digital em uma única plataforma. Ele concentra todas as ações de inbound marketing, como captação e nutrição de leads, criação de landing pages e email marketing.

O RD Station Marketing pode ser considerado a ferramenta “do momento” no marketing digital. Escrevi este artigo para te ajudar a entender melhor sobre ele e descobrir se vale a pena assinar o RD Station Marketing.

A pergunta talvez não seja, “se” o RD Station vale a pena. Mas sim “quando” vale a pena. A yard. é, desde janeiro de 2017, agência parceira do RD. Hoje somos nível Gold no programa de agências e, por isso, podemos afirmar com autoridade que a ferramenta vale a pena. Mas continue lendo o artigo para entender melhor se é o momento certo para o seu negócio.

Está com preguiça de ler? Solicite uma apresentação de 3 minutos de demonstração do RD Station.

Um pouquinho da história do RD Station Marketing

Eu falei no início do texto que RD Station é a ferramenta “do momento” no marketing digital, mas na realidade ele é o software do momento em outras áreas também:
– Marketing Digital
– Inbound Marketing
– SaaS (Software as a Service)
– Startups
– Negócios escaláveis
– Growth Hacking

Eu poderia aumentar essa lista com outros termos para ajudá-lo(a) a entender o tamanho e a relevância que RD Station tem para o mercado atual do marketing digital. Mas acredito que a lista acima descreve bem a relevância e a importância do nosso querido RD Station.

O RD Station é um software que foi criado em 2011 pela Resultados Digitais, aqui no Brasil, mais precisamente em Florianópolis-SC. A cidade é um polo de empresas de tecnologia no país. O atual CEO é o Eric Santos, que junto com Guilherme Lopes, Bruno Ghisi e André Siqueira, quatro grandes visionários brasileiros, construíram um império do zero. 

Atualmente, a empresa tem mais de 700 colaboradores chamados de RDoers, em uma brincadeira de “quem faz a coisa acontecer”. Inclusive, vale citar que eles realizam anualmente um evento chamado RD Summit. Ele é considerado o maior evento de vendas e marketing digital da América Latina, fizemos um artigo sobre o RD Summit em nosso blog, dá uma olhada.

Colaboradores do RD Station durante o RD Summit 2016.

Colaboradores do RD Station durante a realização do RD Summit, o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina.

Eles já receberam 4 rodadas de investimentos de fundos internacionais. Além disso, estima-se que mais de US$ 20 milhões já tenham sido injetados na empresa. O que não é tanto assim para o mundo das grandes empresas de tecnologia, mas é muito legal para a realidade brasileira.

RD Station Marketing vale a pena?

Para começar a te ajudar a entender se o RD Station Marketing vale a pena para você. Vou começar listando e explicando o que, na minha opinião, ele NÃO faz.

O que o RD Station Marketing não faz?
  • CRM (Atualização: Não fazia até final de 2018, agora faz ;);
  • Pop-ups mobile;
  • Vender sozinho;
RD Station CRM – Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com Clientes

Essa ERA uma das principais “falhas” do RD Station, contra seu principal concorrente que é o HubSpot. O HubSpot conta com um CRM nativo. E agora o RD também conta com uma plataforma para CRM, com total integração ao RD Station Marketing.

Além dessa novidade, o RD Station Marketing segue fazendo boas integrações com os principais CRM’s do mercado.

Inclusive, o RD Station CRM conta com um plano grátis para quem usa o RD Station Marketing.

Pop-ups mobile

Essa é uma das minhas principais “reclamações”. Apesar de ter disponível a ferramenta para desktops, você acaba tendo que inserir algum outro plugin no site para conseguir essa funcionalidade em dispositivos móveis. Como a grande maioria dos acessos aos sites hoje é por dispositivos móveis, eu acredito muito na ferramenta de pop-up para mobile. Claro que ela deve ser bem utilizada visando, principalmente, não incomodar o usuário.

Os pop-ups devem oferecer algo útil e complementar ao conteúdo da página que está sendo acessada. Nós já conseguimos ótimos resultados com pop-ups na versão desktop do próprio RD Station Marketing. Geramos mais de 5.000 leads qualificados para um cliente, e o melhor, sem custo nenhum em mídia paga. Aproveitando apenas a audiência que já estava sendo gerada e oferecendo um conteúdo complementar ao tema principal da página.

leads-rd-station-marketing

Um exemplo dos leads gerados através de um pop-up implantado no site de um cliente da yard.

Vender sozinho

Uma das formas que nós fazemos para qualificar novos clientes para o uso do RD Station Marketing aqui na yard. é uma análise sobre a maturidade comercial da empresa. Itens que analisamos:

  • Existe uma equipe ou uma pessoa dedicada exclusivamente para o departamento comercial da empresa?
  • Existem processos bem definidos sobre a jornada de compra?
  • Já é utilizado algum sistema CRM?

Se a resposta foi “sim” para todas as perguntas, a empresa provavelmente tem uma maturidade comercial interessantíssima para utilizar o inbound marketing e consequentemente o RD Station Marketing. Se a resposta “sim” foi para duas ou apenas uma das perguntas, analisamos o caso mais a fundo. Até sugerindo a contratação de uma consultoria complementar para preparar a empresa.

Mas caso a resposta seja “não” para todas as perguntas, nós propomos outras estratégias para essa empresa, sem envolver o RD Station Marketing num primeiro momento, até que a empresa esteja madura comercialmente falando para aplicar o inbound marketing. Isso é feito porque provavelmente essa empresa não conseguirá fazer uma boa tratativa dos leads de fundo de funil gerados e não enxergará valor no trabalho que está sendo feito. E aí, a consequência é apenas uma: cancelamento.

Caso você tenha um e-commerce em uma plataforma bem estruturada, além de ter os produtos com preço certo, bem direcionados a um público-alvo e aliados à sua marca e às marcas dos produtos que você vende, irão atuar como “vendedores” e aí neste caso, o RD Station deve ser considerado desde o início, com certeza. Inclusive, fiz um artigo sobre o que faz uma empresa dar certo. Onde cito exatamente essas questões sobre o porquê de algumas empresas darem certo e outras não.

Ficou curioso? Quer trocar uma ideia sobre isso, sem compromisso?

Quero falar com um consultor

O que o RD Station Marketing faz?

Agora que você viu o que, na minha opinião, ele não faz. Vamos ver o que ele faz de melhor:

  • Criação de landing pages;
  • Automação de marketing (emails automáticos), lead scoring e lead tracking;
  • Campanhas de email marketing e segmentação de leads;
  • Agendamento de posts em redes sociais;
  • Otimização de SEO;
  • Fontes de conversão e análises de acesso do site.
Criação de landing pages no RD Station Marketing

Landing page é uma página de um site (ou hotsite), que tem como objetivo capturar informações dos visitantes através de um formulário, em troca de uma oferta de conteúdo.

Essa talvez seja a função mais “nobre” do RD Station Marketing, pois você não precisa contratar um programador, nem manjar de programação para usar o software. Com noções básicas de design é possível criar landing pages iniciantes para converter visitantes em leads.

É lógico que existem muitas técnicas para aumentar a conversão e deixar as páginas mais atrativas. Mas o fato de a ferramenta ser intuitiva e simples, acaba sim baixando seus custos de manutenção.

A criação de landing pages no RD Station é simples e intuitiva.

A criação de landing pages no RD Station Marketing é simples e intuitiva.

Para gerar conversão, você precisa de conteúdos de valor

Vivemos, há alguns anos, uma era em que o marketing de conteúdo está presente na grande maioria das estratégias de marketing de pequenas e grandes empresas. Em muitos segmentos, é praticamente impossível encontrar marcas que trabalham marketing digital sem nenhuma estratégia de conteúdo (por mais simples que seja).

Com a evolução da produção de conteúdo por parte das empresas e com o surgimento da metodologia do inbound marketing, percebemos que atrair consumidores utilizando conteúdos interessantes é apenas uma etapa do processo.

Claro que essa prática é essencial para muitos segmentos que querem apostar no marketing digital e é assim que fazemos com os nossos clientes e com a própria agência. Inclusive, a atração de visitantes por meio do conteúdo está sendo feita através deste artigo.

Uma empresa pode atrair diversos potenciais consumidores através de uma boa estratégia, que engloba a definição de personas, estruturação da jornada de compra, planejamento de conteúdo, otimização de artigos de blog para ranquear no Google, etc.

Mas, de certa forma, é simplista imaginar que apenas isso seja o suficiente para render vários clientes e resultar em vendas. Então é preciso ir além.

Para que serve uma landing page?

A lógica de criar conteúdo de qualidade para atrair visitantes em um site está 100% correta, mas o problema é que, depois de atrair as visitas, é preciso “dar um empurrãozinho” para que parte deles venha a se tornar um consumidor do produto ou serviço.

O que fazer se várias pessoas leem o blog mas nenhuma delas deixa nenhum tipo de informação no (quase defasado) formulário de contato? Esse é o momento em que é preciso usar as landing pages para converter os visitantes.

“Conversão” é um termo comum no marketing digital, que significa transformar visitantes em leads. “Lead” é um termo tão comum quanto, que significa visitantes que deixaram uma pista (ou lead, em inglês), informando que estão interessados conteúdo que está sendo ofertado e estão também possivelmente interessados no produto ou serviço, algumas vezes sem saber disso, tudo depende da posição da persona dentro da jornada de compra (momento em que o visitante se encontra em relação à compra de determinado produto).

As landing pages, ou páginas de captura, são uma espécie de hotsite, com basicamente uma única função: oferecer um conteúdo criado pela empresa para o visitante do site converter. Em troca do acesso daquele determinado conteúdo, o visitante registra seus dados, gerando assim uma conversão e se transformando em um lead.

exemplo-estrutura-landing-page

Exemplo da estrutura de uma landing page ofertando o orçamento com um especialista yard.

Como funciona uma landing page?

Uma landing page é estruturada por:

  • Cabeçalho;
  • Imagens / textos informando qual conteúdo está sendo oferecido;
  • Um formulário com perguntas personalizáveis (as imprescindíveis são “nome” e “email”).
  • Informações complementares abaixo do formulário.

A lógica dela é extremamente simples. Você oferta um conteúdo, que é liberado para o usuário logo após ele preencher os dados no formulário.

Onde criar uma landing page, além do RD Station Marketing?

Para criar as landing pages, existem diversas ferramentas. Pode ser de forma gratuita no Google Forms, ou em uma ferramenta paga avançada. Nós utilizamos o RD Station Marketing, claro, mas não é a única opção. Uma alternativa viável e fácil de usar é o Facebook Leads, que cria landing pages na própria rede social, a partir do gerenciador de anúncios do Facebook.

Landing page no Facebook Ads

Exemplo de landing page no Facebook Ads. Imagem: Facebook.

Fazendo boas landing pages

O mais importante nas landing pages é deixá-las visualmente agradáveis (de preferência com a cara da sua marca e de seu site), não criar formulários muito longos para a grande maioria dos casos, salvo exceções, e o principal: oferecer um conteúdo muito bom. Seu conteúdo ofertado deve ser tão bom que o usuário vai querer deixar os dados pessoais em troca do acesso.

Tudo gira em torno de bons conteúdos, capriche neles primeiro, para depois ofertá-los em landing pages e assim gerar mais leads e vendas para a sua empresa.

Entendeu o que são as landing pages? Agora chegou o momento de saber qual conteúdo criar e qual ferramenta utilizar. Você pode marcar uma conversa com um consultor yard. e vamos te ajudar. Clique aqui e converse com um especialista (e de quebra dá uma olhada na nossa landing page).

Depois da conversão, surge o processo de relacionamento do inbound marketing, que pode ser feito através de uma automação de marketing ou disparos de email marketing, por exemplo.

Automação de marketing digital

Essa é a segunda função mais “nobre” do RD Station Marketing, além de ser o início de tudo, tanto que o RD é conhecido como um “software de automação de marketing”.  A ideia é conduzir o seu lead topo de funil até o fundo e finalmente até a venda, de forma automatizada, planejada e organizada. Fazendo o que o pessoal do RD sempre prega: Uma máquina de crescimento.

Aqui, vale ressaltar a importância de entender que o RD Station Marketing não é somente um software que trata de geração de leads, mas também de gestão de leads. Isto é, o que vai ser feito com os leads após eles terem sido gerados?

Como sempre falamos em nossos artigos, nem todo potencial cliente está pronto para realizar a compra em um determinado momento. Portanto, existem diversos estágios no processo, que é o que nomeamos de “jornada de compra”. Ela existe dentro e fora do inbound marketing.

A automação de marketing, também chamada de nutrição de leads, é extremamente importante em uma estratégia de Inbound Marketing, justamente por fazer o uso de e-mails para nutrir os leads gerados, fazendo eles avançarem na jornada de compra, instigando-os a realizar uma cotação, solicitar um orçamento ou efetivar a compra.

Para nutrir esses leads, criamos automações de marketing com sequências de e-mails, com o objetivo de conduzir o lead a fazer uma ação que desejamos. Não há limite mínimo, nem máximo de e-mails para criar automações. Deve-se levar em conta que a taxa de abertura de e-mails, de um modo geral, é baixa. Para se ter uma ideia, a taxa de abertura de e-mail considerada boa é de 15%. Já a taxa de cliques é de 2%.

Qualidade dos emails

O que mais deve-se levar em consideração ao criar uma automação, claro, é a qualidade de e-mails enviados, que devem conter mensagens relacionadas ao universo de pesquisa do lead. Ou seja: se o lead realizou uma conversão no tema X, os e-mails de automação devem estar diretamente relacionados a esse tema, pois é algo que interessa para o usuário.

Além do conteúdo ser pertinente, deve ser enriquecedor também. Envie conhecimento para seu lead, isso vai fortalecer o relacionamento entre empresa e usuário, o que claro, aumenta o índice de sucesso na jornada (efetivação da compra).

O RD Station é uma plataforma completa de Inbound Marketing e é muito útil na ferramenta de automação em marketing digital.

Lembrando que as automações funcionam apenas no plano “Pro” e “Enterprise” da ferramenta, é possível utilizar diversas variáveis que melhoram muito o trabalho de geração e qualificação de leads.

Para consultar os preços do RD Station Marketing, basta entrar no site do RD.

automação-marketing-digital

A versão “Pro” do RD Station oferece diversas funções de automação de marketing digital.

Lead scoring: como fazer no RD Station Marketing

Essa função facilita que você identifique quais leads da sua base são realmente qualificados, ou seja, têm perfil para serem clientes do seu negócio.

O lead scoring funciona da seguinte forma:

Primeiramente, você define uma pontuação para os seus leads em relação a dois fatores: perfil e interesse.

O perfil diz respeito às características do lead, que são informadas dentro de formulários nas landing pages, como já falamos anteriormente. Alguns exemplos: cargo na empresa em que trabalha, número de funcionários da empresa em que trabalha, verba disponível para contratação do serviço ou produto, etc.

Já o interesse corresponde às atividades de interação do lead relacionadas ao seu site. Por exemplo: navegação em páginas no blog, abertura de emails de automação, conteúdos ricos baixados, entre outros.

Tanto o perfil como o interesse vão somando pontos para o lead, o valor dos pontos para cada atividade é você quem determina.

Sendo assim, quanto mais pontos um lead tiver, significa que há mais probabilidade dele ser um lead quente, sendo assim, mais próximo de ser uma oportunidade.

Exemplo de lead scoring

Vamos imaginar que, para a yard., um lead quente deve ter 100 pontos. E para atingir esses 100 pontos, nós distribuímos as seguintes pontuações para cada atividade:

  • Abertura de um e-mail: 5 pontos
  • Click em algum link dentro de e-mail: 10 pontos
  • Conversão em landing page fundo de funil: 80 pontos
  • Conversão em landing page meio de funil: 20 pontos
  • Visita em páginas do blog: 5 pontos por página

Em uma situação como essa, para considerarmos que um lead seja oportunidade, ele deve ter feito uma conversão em uma landing page fundo de funil e ter visitado 4 páginas do blog, somando 100 pontos.

Claro que esse é apenas um exemplo de como funciona o lead scoring, que pode ser configurado de diversas formas dentro do RD Station Marketing, que faz essa pontuação de forma automática a partir de uma configuração pré-definida.

Vale comentar também que o lead scoring não precisa estar ativo para você configurar marcações de oportunidades. As oportunidades podem ser definidas através de outros critérios.

Lead tracking: como funciona

A função de “tracking” é complementar ao que foi citado no lead scoring: com ela, é possível saber em quais páginas do site um lead navegou. Porém, essa informação pode não ser usada apenas para criar pontuações, mas também para segmentar o público e programar automações específicas para diferentes comportamentos e acessos a um site

Basicamente funciona assim: se um usuário acessa a página X do site, você manda disparar uma sequência de emails. Se ele acessa a página Y você dispara outra sequência diferente.

Se você criar uma automação de lead tracking corretamente, vai surpreender o lead, pois pode enviar por email conteúdos relacionados aos que ele acabou de ver no seu site, isso eleva o relacionamento com o lead a um nível extremamente interessante.

Campanhas de email marketing e segmentação de leads

As campanhas de email são disparos que não são enviados de forma automática, mas podem ser agendados. E o mais interessante é unir essa estratégia com a função de segmentação da base de leads. Você pode segmentar por tipo de conversão ou por qualquer outro campo que você tenha colocado em suas landing pages, criando um verdadeiro labirinto (no bom sentido) de possibilidades de segmentação. A pessoa certa, recebendo um email marketing com uma oferta de solução para o problema real dela. E como você sabe disso? Ela mesma te contou na landing page que você criou.

Criação de pop-up desktop

O pop-up, quando bem utilizado, é uma ótima maneira de gerar leads grátis. Nós geramos mais de 5000 leads para um cliente apenas ativando a função que ele não usava porque não acreditava. Criamos pop-ups diferentes em cada página do site, oferecendo conteúdos complementares em todas elas. O pop-up não pode ser chato, nem atrapalhar a leitura, ele deve ser complementar a ela. Até o Google já anunciou que vai punir sites com pop-ups exagerados.

Se você não entende para que os pop-ups servem, aí vai uma breve explicação: um pop-up tem como principal objetivo coletar algum dado do usuário, ou enviá-lo para um destino específico, seja para outra seção do seu site ou para uma landing page (página de captura de dados que oferta algum conteúdo).

Um exemplo de pop-up muito comum é utilizado em sites de e-commerce (lojas online). Quando você visita a página de um produto específico, lá tem um pop-up que te oferece 10% de desconto na compra daquele produto. Já viu algo parecido? Pois então, aí temos um exemplo de pop-up, mas não só isso, temos um exemplo de pop-up bem utilizado. Isso porque os pop-ups devem oferecer algo útil para o usuário que está navegando no site, do contrário, eles serão extremamente chatos.

Se você tem uma estratégia de oferta de conteúdos, quer montar uma lista para newsletter, ou quer oferecer descontos para os visitantes do seu site, então faça bom uso dos pop-ups, eles são uma excelente ferramenta para ajudar nesse objetivo.

Como RD Station Marketing cria apenas pop-ups para desktop, nós utilizamos outra ferramenta para criar pop-ups mobile, chamada Sumo, software pago que conta com diversas funções de marketing dentro de um site, a função de pop-ups é grátis com certas limitações.

Outras opções:

Optin Monster
Add This

Após escolher uma ferramenta, pense com estratégia: qual é o objetivo do seu pop-up? Para onde você vai mandar o seu usuário após ele converter no pop-up? Quais são os gatilhos mentais que você vai utilizar dentro do texto para torná-lo atrativo e fazer o usuário clicar?

São diversas possibilidades, o mais importante é você saber o que está fazendo, assim irá criar pop-ups úteis e que fazem o usuário converter.

Agendamento de posts em redes sociais

Essa é uma das funções que menos utilizamos aqui na yard. Existem outros softwares melhores para isso e essa não é uma função que faz falta. Acredito que eles só inseriram no RD Station Marketing para deixar o software mais completo. Mas eles estão constantemente melhorando a ferramenta. Quem sabe essa função possa ser útil para você.

Análise de SEO

Quer que o seu site chegue até as primeiras posições do Google, onde a maioria dos cliques acontecem? Você pode fazer isso de duas maneiras: investindo em Google Adwords, onde vai pagar por cada clique recebido, ou melhorando o seu site com técnicas específicas para ranqueamento orgânico, onde você não precisa pagar para chegar até o topo do Google, isso vai acontecer naturalmente, simplesmente porque o seu site é bom. Esse é o chamado “SEO (Search Engine Optimization)”.

O RD Station Marketing oferece uma análise de SEO simplificada, mas se você busca algo mais avançado, podemos ajudar.

A yard., sendo especialista em marketing digital, executa trabalhos contínuos de ranqueamento orgânico para diversos clientes, o que resulta em uma grande experiência prática no assunto nos mais diversos segmentos. Apesar de cada segmento ter suas peculiaridades quando o assunto é SEO, existem técnicas básicas que podem ser aproveitadas por praticamente qualquer empresa.

Alguns fundamentos que a yard. usa nas análises dos clientes
  • Tempo de carregamento do site: Um fator muito importante é, quanto mais rápido o site carrega, mais bem-vindo pelo Google ele é. Isso não significa que você deve ter um site vazio, porém ele precisa ser leve. Uma forma de melhorar isso, é compactar as imagens usadas no layout, reduzindo seu tamanho para que não “pesem” no carregamento.
  • Adaptação do site para mobile: Os dispositivos móveis são, atualmente, a principal forma que os brasileiros (e o mundo todo) utilizam para acessar a internet, o que significa que o seu site precisa ser otimizado para celulares e tablets. Isso também conta pontos para o Google.
  • Uso de palavras-chave: São termos que você imagina que seu usuário busca no Google e, portanto, devem aparecer dentro do seu site. Recomendamos que a palavra-chave principal seja utilizada, no mínimo, 3 vezes na home do site ou em alguma página relevante. Pequenas variações dessa palavra-chave são bem-vindas.
  • Conteúdo: De nada adianta ter um site rápido, adaptado para mobile, com palavras-chave no texto, mas que não tenha um bom conteúdo. O Google não quer saber de sites com textos mal escritos ou erros gramaticais. E o principal: O Google odeia sites que não entregam nada para o consumidor. Portanto, se você quer posicionar o seu site no topo do Google, precisa avaliar se o conteúdo que está presente no seu site está coerente e resolve algum problema que o seu consumidor tem ou possa vir a ter. Isso vale tanto para artigos de blog, como para as demais seções do site.
E outros

Esses são apenas alguns dos fatores que a yard. leva em conta. É claro que, para realizar uma análise de SEO mais aprofundada, é preciso estudar a marca, o posicionamento e o público-alvo. Vale lembrar que SEO não é uma ciência exata e o Google altera constantemente seus algoritmos em busca de uma internet melhor para o usuário.
Se você precisa de ajuda para realizar uma análise de SEO avançada, fale com a gente!

Fontes de conversão e análise de acessos ao site

Eu garanto que, se você ainda não faz inbound marketing, provavelmente nunca entra na sua conta do Google Analytics ou entra muito pouco. Isso acontece porque como você não tem estratégias efetivas e planejadas para gerar acessos no site, esse número não faz muita diferença na sua vida e nas suas vendas. Dentro do RD Station Marketing, você acompanha através do dashboard, já na tela inicial do sistema, os acessos do site. Além disso, esse é o número inicial para planejar o seu funil de vendas (vou explicar mais abaixo).

Existem diversas outras ferramentas e funções dentro do RD Station Marketing que eu não citei aqui. Fiz apenas uma lista das que eu considero mais relevantes. Você sempre tem a opção de solicitar uma demonstração grátis direto com eles ou com uma agência parceira como é nosso caso. 😉 Se quiser, clica no botão lá no final do post e marca uma conversa.

O que analisar para saber se é o momento certo da minha empresa contratar o RD Station?

  • Sua empresa possui um setor comercial maduro?
  • Você acredita em investimentos em mídia paga online?
  • Você conhece muito tecnicamente sobre a área em que atua?

Eu gosto de falar que:

“O RD Station e o inbound marketing têm que entrar na empresa pela porta do departamento comercial e não pela porta do departamento de marketing.”

Agora você pode estar se perguntando: “Por que ele está batendo tanto nessa tecla do comercial?” Vou tentar explicar com outra pergunta:

Não seria interessante saber quantas vendas você fará no próximo mês?

Não estou falando de previsões com base em histórico de vendas passado nem com base em benchmarking. Essas duas técnicas, aliás, são muito interessantes e se você já as domina, leia a técnica a seguir e se torne um verdadeiro mago das vendas.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em funil de vendas. O funil é o processo de uma venda, do início ao fim, ele é dividido entre topo, meio e fundo. Tudo começa no topo com o número de contatos recebidos ou prospectados. No meio temos o número de propostas realizadas e enviadas. Já no fundo temos as vendas fechadas. O funil de vendas serve para planejar as ações e abordagens e orientar estratégias de marketing, especialmente no marketing digital e também para projetar investimentos e potencial de crescimento das vendas.

A ideia é que você consiga chegar a duas conclusões:
  • Qual é o investimento necessário para gerar “X” contatos de topo de funil.
  • Quantas vendas em média você faz a partir desse número de contatos gerados.

Com essas duas respostas em mãos é possível fazer um planejamento de investimento mais consciente e preciso. Pois você saberá quantas vendas espera conseguir com uma determinada ação. Além disso, o setup mental da sua equipe muda completamente, pois vocês não focarão mais nas metas de vendas e sim nas metas de prospecção ou contatos gerados.

Talvez até aqui, nenhuma novidade para você. A grande sacada é que através de uma técnica chamada inbound marketing, é possível gerar contatos de forma automatizada e nutrir as pessoas interessadas no seu segmento com informações relevantes e pertinentes para elas. Assim você obtenha respostas para as duas conclusões que citei acima, conseguirá determinar: quanto investir, quantos contatos topo de funil irá receber, quantas propostas sua equipe de vendas fará e consequentemente atingirá suas metas de vendas e conseguirá o tão sonhado número de vendas futuras.

Então o RD Station vale a pena? Sim!

O RD Station vale a pena para a grande maioria dos negócios, principalmente para quem está em busca de gerar e qualificar leads e tem estrutura para fazer isso, além de contar com uma equipe comercial para abordar os leads.

Mas a principal dica aqui é: Não recomendamos que você contrate o RD Station caso não tenha horas suficientes para se dedicar à ferramenta. Já vimos diversos casos de empresas que contrataram, porém não aproveitaram 10% do que a ferramenta tem a oferecer, simplesmente porque falta tempo para operar. Se esse for o seu caso, recomendamos contratar uma agência especialista em RD Station.

Como uma dica extra aqui vai uma lista de alguns sistemas de automação de marketing similares ao RD Station:
Ainda em dúvida sobre investir em marketing digital no geral? Você sabia que 75% das pessoas leva o celular para o banheiro?

De acordo com uma pesquisa da Ipsos: 75% das pessoas leva o celular para o banheiro. Eu brinco que o número deve chegar a 100%, porque os 25% restantes só não admitiram que também levam. 

Esse número pode até ser questionado, mas o fato aqui é que fica evidente a mudança de comportamento das pessoas depois da popularização dos smartphones e do crescimento da mídia digital. Veja esses outros exemplos: As pessoas não assistem mais TV sem o celular na mão. O maior ‘matador’ do tédio é o smartphone.

Não existe possibilidade de você ou seu negócio ficarem fora dessa “festa”. Mesmo que você opte por não entrar formalmente no mundo do marketing digital, já parou para pensar que em quase todas as redes sociais é possível criar contas “não oficiais” de uma empresa? As pessoas estarão lá falando de você. A sua decisão é, vou participar da festa ou vou deixar que eles dancem sozinhos.

Só por isso dá para ter ideia da importância de estar na mídia digital de forma profissional. E quando eu digo profissional, é muito mais do que apenas fazer postagens no Facebook. Muito se fala do crescimento das redes sociais e do potencial de marketing que elas possibilitam. Elas são importantes e devem ser utilizadas para uma estratégia eficiente de publicidade na mídia digital.

Google e redes sociais

O melhor insight é entender que quando precisamos pesquisar algo na internet usamos o Google e não as redes sociais como o Instagram e o facebook, por exemplo. Um negócio, mesmo que não venda online, tem que estar no Google por três motivos:

  • As pessoas pesquisam sobre os produtos antes de decidir comprar;
  • 95% dos acessos à sites no Brasil vem do Google;
  • O que se posta no facebook expira em 48 horas, no Google fica para sempre.

Se você não tiver as seguintes ferramentas sendo utilizadas de forma profissional, sugiro repensar suas estratégias imediatamente:

  • Um site;
  • Uma conta no Google My Business;
  • Contas nas principais redes sociais que seu público-alvo utiliza.

Além disso, é muito importante aparecer para os potenciais clientes em outros momentos antes de fecharem a compra. Você pode fazer isso dentro de uma estratégia de inbound marketing. É o famoso funil de vendas com topo e meio e fundo de funil.

Muitas vendas são complexas e demoram meses para serem concluídas depois de iniciado o primeiro contato. Por isso você deve oferecer informações que auxiliem essas pessoas indecisas durante o processo de tomada de decisão ou eles se informarão com o seu concorrente.

Gostou desse artigo?

Quer conversar com um de nossos especialistas? Agende uma conversa para entendermos melhor sobre o seu negócio, e depois quem sabe podemos sugerir alguma solução. Clica sem medo, você não está assumindo nenhum compromisso. Apenas o de investir no seus resultados.

Quero falar com um consultor

Agora, se você quer um conteúdo complementar para saber se o RD Station vale a pena, ouça mais no yardcast, gravamos uma edição especial falando sobre a ferramenta de automação de marketing que a yard. usa.

Artigos Relacionados

rd station

RD Station CRM: O que é e como configurar

Autor Matheus
O RD Station CRM é uma ferramenta poderosa para gerenciar e otimizar a gestão de relacionamento com clientes. Ele permite a visualização de todos os seus clientes e oportunidades de negócio, permitindo saber exatamente em que etapa da negociação cada um está, desempenho de vendedores,... Leia Mais
rd station

Prêmio Limitless RD Station 2023 – A yard. está entre as melhores do Brasil!

Autor Matheus
A Agência yard. tem sido um nome constante entre os finalistas do Prêmio Limitless RD Station, destacando-se em uma competição que envolve mais de 2000 agências parceiras do RD Station de todo o Brasil e tem como objetivo reconhecer as agências que se destacam no programa de parcerias e... Leia Mais
rd station

Como calcular Lead Scoring no RD Station

Autor Matheus
O Lead Scoring, ou pontuação de leads, é uma métrica que atribui valores aos leads com base em seu comportamento e interações com a empresa. E convenhamos que no mundo do marketing digital, entender o comportamento dos leads é essencial para o sucesso de uma estratégia. É aí que... Leia Mais