ferramentas

Trello e Slack – A dupla que vai garantir organização para seus projetos

Blog
Por Ecco
1 de abril de 2020 | 5 minutos

Trello e Slack são como unha e carne, pelo menos aqui na agência! São duas ferramentas fundamentais para a gestão de projetos e comunicação da equipe, não apenas aqui na yard., como em centenas ou milhares de empresas em todo o mundo. E podemos dizer que elas revolucionaram nosso fluxo de trabalho e, hoje em dia, não nos vemos mais sem elas.

Mas por que esses dois são tão importantes? Para que servem? Por que devem ser usados em conjunto?

É isso que vamos responder neste artigo.

O que é Trello? Para que serve?

O Trello, em resumo, é uma ferramenta para gestão de projetos, que se baseia no famoso método japonês “Kanban”, criado pela toyota. Ele se baseia em um quadro, separado por diferentes colunas e, dentro delas, há a possibilidade de inserir inúmeras tarefas. A principal forma de estruturar um projeto no Trello, e também a que usamos aqui na yard, é a “A fazer, fazendo, feito”. Mas aqui também está a mágica do Trello, não existe apenas uma forma de usá-lo, são inúmeras possibilidades. Inclusive, no próprio site do Trello você tem acesso a diversos templates grátis para projetos pessoais e profissionais.

Painel de trabalho do Trello

Painel de trabalho do Trello.

E para ajudar em toda essa organização, o Trello conta com diversas funções interessantes, por exemplo:

  • Organização de equipe, indicando os responsáveis por cada projeto;
  • Inclusão de prazo para cada projeto;
  • Checklists de itens que devem ser cumpridos em um projeto;
  • Descrição com texto e arquivos anexos para cada projeto;

Ou seja, o Trello possibilita que você crie um “card” (é a forma com que cada container do painel é chamado) para determinado projeto e, dentro dele, insira todas as informações necessárias para a realização do mesmo, incluindo os responsáveis e a data de entrega, assim você pode acompanhar de perto o que está sendo feito em determinado momento, além de poder conversar e comentar sobre o projeto na seção de comentários do card.

O que é Slack? Para que serve?

Imagine o seu WhatsApp, com diversas conversas particulares e diferentes grupos. É assim que o Slack funciona. Mas a grande diferença é que ele tem um layout muito mais organizado para facilitar as conversas em grupo e troca de fotos e vídeos. O slack é, basicamente, uma plataforma de bate-papo, porém para empresas.

Bem no início da agência, com poucos clientes, já usávamos o Trello, mas ainda não usávamos o Slack. As conversas sobre os clientes e os projetos a serem executados estavam todas em um único grupo do WhatsApp. Aí já dá para imaginar: Chegou um momento em que ficou inviável, pois a tendência de ter diversos assuntos paralelos era muito grande.

Exemplo de como funciona o Slack

Depois disso, aos poucos, fomos nos acostumando com o Slack e hoje em dia não vivemos mais sem ele. E esse é um dos grandes segredos do sucesso do Slack aqui na yard.! Toda a equipe se engajou para usar e deu muito certo.

Como o Trello e o Slack funcionam juntos?

Talvez essa dupla não seja ideal para toda empresa, mas para muitas deve funcionar bem. Hoje em dia, nosso fluxo é mais ou menos assim: No Trello, estão listados todos os projetos a serem feitos, contendo todas as informações necessárias para a execução. Já o Slack, reservamos para as discussões e opiniões sobre cada projeto, quando há necessidade de um debate.

Ou seja, nós não utilizamos os comentários do Trello por uma decisão própria, optando pelo Slack para essa função. Mas isso não significa que isso vai funcionar em toda empresa.

O que podemos afirmar é que, o Trello e o Slack são essenciais para a yard. E o mais legal de tudo é que ambos oferecem versões grátis e pagas. Tudo vai depender da sua necessidade.

Inclusive, você pode fazer uma integração entre ambos, para que cada ação executada no Trello crie uma notificação no Slack. Isso pode ajudar a acompanhar e monitorar alguns projetos que você ache necessário.

E então, o que você está esperando para testar o Trello e o Slack?

Vai lá, testa e depois diz aí nos comentários o que achou! 😉

Artigos Relacionados

ferramentas

Home Office – Principais aprendizados após 1 mês de experiência

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
O crescimento do home office já vinha desde antes da quarentena obrigatória por conta do Covid-19. Mas após o aumento das medidas de reclusão, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o home office como parte importante das suas rotinas diárias. E para nós, não foi diferente. Após... Leia Mais