marketing

WhatsApp para empresas: Como baixar e usar no seu negócio

Blog
Por Ecco
26 de janeiro de 2018 | 12 minutos

O WhatsApp para empresas finalmente foi lançado. Anunciado no final de 2017, o WhatsApp Business é a grande novidade da marca (que é administrada por nada mais nada menos que o Facebook), surgindo com a promessa de trazer as mesmas funcionalidades do já consagrado mensageiro instantâneo, mas agora com funções extras para fins comerciais. Mas será que o WhatsApp para empresas vale a pena para o seu negócio? Eu fiz alguns testes e reuni neste artigo as principais considerações, a conclusão é você quem tira!

Como baixar o WhatsApp para empresas?

Essa é a parte mais fácil! Para fazer o download do WhatsApp Business, basta acessar a página oficial do aplicativo neste link. Imagino que em breve será possível escolher a plataforma mobile (Android, iPhone ou Windows Phone) e a plataforma para computadores (Mac ou Windows 8 ou superior).

Funções especiais do WhatsApp para empresas

Se você já usa o aplicativo em sua versão tradicional, é importante conhecer a diferença entre as versão pessoal e a versão comercial. As principais novidades do WhatsApp Business são:

1 – Exibição de perfil comercial

A exibição de perfil no WhatsApp para empresas é diferenciada: nela, é possível reunir informações comerciais sobre a empresa para facilitar a vida do consumidor: Endereço, horário de atendimento, email de contato e site são algumas das informações que podem ser preenchidas.

2 – Comando de respostas rápidas

Para poupar o tempo de escrever a mesma resposta para explicar para um cliente sobre o funcionamento de um produto, o Business trouxe uma função especial: um comando para envio de respostas rápidas pré-registradas.

Funciona da seguinte forma: Você registra um comando “/comando” e designa uma mensagem especial para ele “mensagem”. Depois disso, basta acionar o comando que a mensagem toda será enviada. Por exemplo:
Comando: “/serviços”
Mensagem: “Nós prestamos serviços de criação de campanhas publicitárias, criação de marcas, assessoria de marketing digital, inbound marketing e arquitetura comercial.”

Atalhos para respostas rápidas WhatsApp Business

Atalhos para respostas rápidas WhatsApp Business

3 – Respostas automáticas de boas-vindas e de ausência

Outra função interessante, é a de definir mensagens automatizadas de boas-vindas, que são enviadas automaticamente no primeiro contato do usuário, além de mensagens de ausência, para períodos em que não haja nenhum responsável disponível para responder as mensagens no aplicativo, como no período noturno, por exemplo.

4 – Estatísticas de envio de mensagens

Acesse o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Essa função se torna interessante quando se trata de um grande volume de mensagens, funcionando de maneira semelhante (e mais simplória) a de estatísticas de disparos de email marketing.

5 – Listas de transmissão

Essa não é bem uma novidade, afinal, já está presente na versão tradicional do aplicativo. Mas de qualquer maneira, vale destacar a importância (por muitos desconhecida) da lista de transmissão do WhatsApp.

Desconhecida por muitos (usuários comuns e também empresas), as listas servem como uma espécie de email marketing simplificado: você cria uma mensagem específica e faz um disparo para todos os contatos pré-selecionados, isso faz com que você economize tempo para se comunicar com sua audiência, afinal, não será necessário mandar mensagens individuais para cada contato.

Primeiros passos para usar o WhatsApp para empresas

Para começar a usar o WhatsApp Business na sua empresa, você irá precisar de um número de telefone que não tenha uma conta vinculada ao WhatsApp tradicional, ou seja, você terá que migrar uma conta do WhatsApp tradicional para o Business, ou utilizar um número novo.

Depois disso, basta fazer a confirmação do número via SMS ou ligação e pronto, seu WhatsApp empresarial está ativo. Agora, chegou a hora de configurá-lo, veja um passo-a-passo:

  • Preencha o nome da sua empresa. Atenção: Escreva com cuidado e revise, uma vez escolhido o nome, ele não poderá ser modificado, a menos que você exclua a conta e comece tudo de novo.
  • Selecione uma foto de perfil, de preferência a logo da sua empresa ou uma foto que “simula” um atendente virtual da marca.
  • Configure as informações da sua empresa, acessando o menu de configurações e preenchendo informações pertinentes ao seu negócio, veja o exemplo abaixo.
  • Crie uma mensagem de saudação se achar necessário, para que toda nova pessoa que entre em contato com o WhatsApp da sua empresa receba a saudação automaticamente.
  • Crie uma mensagem de ausência se também achar necessário, para que pessoas que entrarem em contato coma sua empresa em horários que não há atendimento disponível, elas recebam a mensagem de ausência automática.
  • Crie seus comandos personalizados. Essa função é bem bacana para criar um acervo para dúvidas frequentes, onde basta ativar o atalho e a resposta pré-formatada é enviada automaticamente.
Usar o WhatsApp na minha empresa vale a pena?

Essa pode ser uma das suas dúvidas, caso você não use o aplicativo na sua empresa ainda, mas tenha sido impactado pelo lançamento da versão Business.

Em muitos segmentos, o WhatsApp pode ser extremamente útil, principalmente se a sua empresa quer estar próxima ao consumidor, seja para venda direta, resolução de dúvidas, negociações e relacionamento.

Como aumentar as vendas utilizando o WhatsApp?
1 – Use e abuse do relacionamento!

O WhatsApp é uma ótima ferramenta de relacionamento com os clientes, nunca antes foi possível estar tão próximo do seu consumidor e fazer ele se sentir próximo também.

Seja para resolução de dúvidas, pedidos, encomendas, auxílio, suporte, encare o aplicativo como um substituto do SAC.
Se você conseguir trabalhar bem o relacionamento, colherá ótimos frutos, como por exemplo conseguir indicações de clientes e prospectar melhor.

2 – Utilize como plataforma de vendas

Você pode também investir nas vendas via WhatsApp, mas até o momento, não existe nenhum recurso para realizar transações na plataforma, mas isso não impede a possibilidade de realizar esse tipo de operação, usando o WhatsApp para negociar e encaminhar a venda para outro canal, seja em outra plataforma online ou mesmo offline.

Se você acha que vale a pena investir no aplicativo, pode inclusive oferecer condições de negociação exclusivas, como descontos especiais para vendas negociadas pelo aplicativo. Isso ajudará você a construir uma base de emails cada vez mais consistente para trabalhar o relacionamento com sua base de clientes e conseguir mais indicações.

Em ambos os casos, é importante criar um atendimento personalizado através de um treinamento, seja para um atendente individual ou para uma equipe.

Lembre-se que, ao usar o WhatsApp como um meio de comunicação, ele fará parte da imagem da empresa, o que significa que a exposição da marca estará ali também, ou seja, não permita que comportamentos inadequados ocorram.

WhatsApp Business x WhatsApp Enterprise

Atualmente, as informações indicam que teremos outra versão do WhatsApp para empresas, chamada “WhatsApp Enterprise”.
Essa versão terá características diferentes do WhatsApp Business, sendo destinada a grandes negócios, como bancos, e-commerce’s, redes de fast food, etc. Já o WhatsApp Business é voltado para negócios locais, como lojas, consultórios, escritórios, imobiliárias e construtoras.

Recursos pagos e Ads

Apesar do aplicativo ser grátis para download, já foi noticiado que haverão alguns recursos pagos. Inclusive, não está descartada a possibilidade do uso de anúncios patrocinados no aplicativo, o que representa um ponto negativo, em termos de usabilidade, mas também um ponto positivo, caso seja possível que as próprias empresas façam uso desse espaço de anúncios, assim como ocorre no Facebook Ads.

Existem diversas outras ferramentas digitais interessantes para empresas como a sua. Veja nosso guia com as principais (e que você não pode deixar de usar).

Artigos Relacionados

google ads

O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

Autor Alex | 4 minutos
O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas. O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem... Leia Mais
design

Content first, por que o conteúdo vem primeiro?

Autor Alisson | 4 minutos
A idéia do "Content first" é, geralmente, usada em product designers. Significa liderar um projeto pelo conteúdo, e não pelo visual. Um famoso exemplo de profissionais que estão sendo liderados pelo visual são aqueles que abusam de textos fictícios e palavras genéricas. Já ouviu falar... Leia Mais
marketing

Os 4 P’s do marketing: Onde você está errando?

Autor Ecco | 4 minutos
4 P's do marketing (ou marketing mix) é um conceito clássico e, acredito que seja o mais reconhecido do universo do marketing. Foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler no livro Administração de Marketing, em suas dezenas de edições. Aliás, fica a recomendação de... Leia Mais