arquitetura comercial

5 dicas para escolher o ponto de sua empresa

Blog
Por Maria Eduarda Groegel Camilotti
20 de março de 2017 | 4 minutos

Não existe “O” ponto perfeito para o seu negócio, existe o melhor local conforme o produto ou serviço ofertado, e principalmente a relação do local com o público-alvo.
Antes da escolha do ponto é importante ter bem definido o seu público-alvo e o fluxo de clientes necessário para ter sucesso. Tenha em mente que a influência do ponto comercial para o sucesso é variável, mas uma boa gestão do negócio é sempre essencial. O ponto, assim como a marca, sempre vai carecer de cuidado. Alguns fatores devem ser analisados na busca pelo imóvel perfeito. Veja as dicas a seguir:

  1. Defina claramente o perfil do consumidor que pretende atingir. O melhor ponto será o que concentra o maior número de consumidores para o produto ou serviço ofertado; Vale fazer uma pesquisa de geo-marketing para análises mais profundas do entorno, da renda per capita do bairro e fluxos;
  2. Existe facilidade para o cliente estacionar o carro nas proximidades do ponto? Prefira locais que tenham estacionamento próprio ou logo ao “lado”, todo cliente gosta de comodidade e segurança. Quando o foco é o pedestre, invista em fachadas atrativas e vitrines chamativas.
  3. No comércio ou na prestação de serviços, a visibilidade do negócio é tudo. Evite ficar “atrás” de obstáculos como outdoors, redes elétricas, bancas de jornais e outros elementos que impedem a visão clara do seu negócio.
  4. Confira se existe concorrência próxima. Em alguns casos, é interessante que tenha, principalmente quando é um segmento de compras por comparação, como lojas de móveis, iluminação, entre outras. Nestes casos, é uma concorrência saudável para o crescimento das empresas, seja do ponto de vista operacional, quanto de vendas. A empresa que não está atenta à concorrência, tende a estagnar e não evoluir.
  5. Visite o local em dias e horários diferentes para conhecer a movimentação e a insolação. É imprescindível se colocar na situação do seu consumidor. Visite o local de manhã, à tarde e à noite; durante a semana e aos fins de semana. Evite surpresas desagradáveis, isso pode fazer toda a diferença para o seu cliente.

Na dúvida, continue pesquisando um pouco mais antes de bater o martelo sobre qual ponto comercial é melhor para seu negócio, pois nunca é demais nesta hora. Se achar necessário contrate uma consultoria especializada para te assessorar nesta etapa.
Já escolheu seu ponto? Saiba da importância de um projeto arquitetônico e de uma boa fachada para alavancar os resultados do seu negócio.

Artigos Relacionados

marketing

O que é Metaverso?

Autor Hellen Scheidt | 7 minutos
O que é Metaverso? Desde que foi anunciado pelo criador do Facebook em outubro de 2021, essa provavelmente foi uma das perguntas mais feitas ao Google. As buscas pelo termo "Metaverso" no Google aumentaram mais de 12.000% comparando junho de 2022 com junho de 2021. Algumas empresas ficaram... Leia Mais
marketing

Parcerias inusitadas entre marcas que deram certo

Autor Bruno | 4 minutos
Existem diversos propósitos para realizar uma parceria entre empresas. Algumas buscam novas oportunidades de crescimento, alcançar um novo público ou até mesmo por uma questão crítica como crise de imagem ou risco de falência. Em um mercado com tantos concorrentes para competirem entre si,... Leia Mais
marketing

Como errar feio no marketing de um negócio

Autor Lucas Ribas | 7 minutos
Muita gente acredita que marketing é sinônimo de publicidade. E é exatamente aqui que inicia o erro, a publicidade ou o ato de divulgar um negócio e seus produtos e serviços é apenas uma das partes do marketing.   Conceitos iniciais sobre marketing Para te ajudar a entender vou fazer... Leia Mais