Seu negócio é totalmente offline e você não sabe por onde deve começar a transformação para o online? Neste artigo vamos explicar os passos que você deve seguir para posicionar sua empresa no digital. No atual cenário em que vivemos para muitos negócios a adesão do digital vem sendo o ponto-chave para crescer e em alguns casos pode até significar manter seu negócio vivo.
Você já conhece seu público e o seu negócio, certo?
Antes de começar a caminhar no digital é muito importante você conhecer seu negócio para saber onde você deve gastar mais energia. Comece estudando seus concorrentes.
- Eles já estão online?
- Como eles conversam com seu público?
- Eles investem em sua marca?
- A região que sua empresa quer alcançar é muito concorrida, e é possível chegar lá sem investir em anúncio?
Essas são algumas perguntas que você deve ter respostas bem definidas em sua cabeça. Esses estudos vão inclusive alinhar suas expectativas, trazer sua empresa para o digital é uma imensa ajuda para o seu negócio, mas não significa necessariamente que você já vai chegar quebrando tudo, como tudo na vida. É um processo de caminhada até seu negócio conseguir correr, e talvez para chegar depressa lá você precise de atalhos, mas fique tranquilo, no final do artigo teremos alguns links para você chegar lá.
Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
Apesar do Google Meu Negócio já ser bem indicado por aí, tem muitos empresários que não sabem como funciona esta poderosa ferramenta do Google para empresas. Ela vai criar uma seção exclusiva para o seu negócio que será sempre exibida em pesquisas através do Google que usem o nome de sua empresa mais a sua região. Exemplo: Hotel Normandie São Paulo, Agência yard. Ponta Grossa… A seção vai exibir para o usuário:
- Localização no mapa
- Link do site, direções e a opção de ligar direto
- Telefone de contato;
- Horário de funcionamento;
- Horários de pico;
- Notas sobre o serviço/produto;
- Perguntas e respostas;
- Eventos que acontecerão etc.
Para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é mais fácil do que você imagina. Primeiro, tenha uma conta do Google da sua empresa ou pessoal, em seguida complete as etapas do cadastro com as informações de seu negócio usando este link de inscrição. O cadastro pode estar em inglês, então nós sugerimos usar alguma extensão para traduzir a página caso você tenha dificuldade.
Se posicione na internet registrando um domínio e construa seu site
Aqui na agência nós acreditamos que todo negócio que está se posicionando no digital precisa ter um site, porém, se caso for fazer mesmo, vamos fazer algo que funcione.
Um site que performa bem e entrega resultados, precisa ter em sua criação o uso de um grupo de técnicas de SEO (Optimização nos motores de busca, como o Google), experiência e design, e começa a ficar difícil para não falar impossível, quando um profissional sozinho tenta exercer todas essas técnicas.
Por isso indicamos as agências que disponibilizam uma equipe completa para a criação do seu site e que realmente faça bem este trabalho.
Pior que não ter um site, é ter um site vazio, mal programada ou tosco visualmente. Isto provavelmente só vai prejudicar a sua marca.
A yard. cria seu site de forma profissional
Gaste sua energia em que realmente faça sentido
Na primeira etapa de nosso artigo você fez uma pesquisa sobre seu negócio, incluindo seus principais concorrentes, e agora passa a ficar ainda mais importante as informações que você conseguiu tirar de lá.
Transformar sua empresa do offline para o online vai te demandar tempo e investimento, e para não perder seu precioso tempo e dinheiro, você tem que definir qual estratégia é a melhor para começar.
Se seu negócio necessita gerenciar todos os seus clientes, porque os dados deles são muito importante para você? Nós indicamos contratar uma ferramenta que gerencia seus leads, conheça o RD Station.
– RD Station Marketing vale a pena?
Mas se você está apostando nas redes sociais:
– Anúncios nas redes sociais – Facebook Ads
– Como usar as redes sociais para atrair visitas para o seu site
– 8 erros ao criar conteúdos para suas redes sociais
E caso seu negócio seja um e-commerce.
– Plataformas de e-commerce, como escolher