design

Design de Conversão

Blog
Por Diluan Matos
8 de setembro de 2022 | 10 minutos

Quer saber o que é, como utilizar o design de conversão ou como aplicá-lo em seu negócio e/ou projetos? Então você está no lugar que deveria estar! Logo aqui embaixo já tem tudo o que você pode estar procurando sobre Design de Conversão.

O que é Design de Conversão?

O Design de Conversão é uma vertente de UX Design focado não apenas na experiência do usuário, mas também na conversão do usuário. Já que possui o objetivo de fazer o usuário realizar uma ação de conversão, seja clicando, comprando, etc. Em suma, o Design de Conversão é um estilo de design que faz com que o usuário vá “direto ao ponto”. Em outras palavras, ele direciona o usuário ao destino final.

O Design de Conversão busca direcionar o usuário desde o começo utilizando a psicologia com técnicas de design. Assim, o Design de Conversão utiliza a memória e o subconsciente do usuário como, por exemplo, ao entrar neste artigo você está lendo aqui, pois sabe que a primeira parte de uma estrutura de artigo de blog é a introdução. E assim está confirmando se esta página realmente se trata do que você está buscando. Já lhe adianto: é sim. Logo em seguida, você dificilmente irá ler o próximo parágrafo como leria normalmente caso fosse um livro, exceto se for um assunto específico da sua busca. Já que este artigo está em um blog, você irá descer sua tela até encontrar subtítulos que acha pertinentes para a sua pesquisa.

Para que usar Design de Conversão?

Sendo direto, o objetivo de utilizar o Design de Conversão é aumentar a ganhos e diminuir perdas. Parece redundante, mas não é. Sabe quando os usuários entram em uma página e, assim que ela termina de carregar, eles saem? Isso significa que você não aplica corretamente Design de Conversão em seu negócio. Além disso, caso sua página estivesse com bons padrões de Design de Conversão, os usuários que acessam sem objetivo de comprar podem ser direcionados a algo que de fato lhes interesse aumentando a chance de ganhos. Aliás, caso o usuário entre com objetivo de comprar algo, o site o levaria diretamente ao produto final, sem distrações. Isso é o porquê se deve utilizar Design de Conversão.

Além disso, o Design de Conversão também melhora seu ranqueamento nos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores. Isso ocorre porque os usuários passam a ficar mais tempo dentro da sua página. Além disso, diminui a taxa de abandono do site. Enfim, isso demonstra ao algoritmo do Google que seu site é mais revelante, o que consequentemente acaba aumentando o tráfego de seu site.

Técnicas usadas no Design de Conversão

O Design de Conversão pode parecer algo simples, mas para ser bem aplicado é necessária muita prática e conhecimento. Design de Conversão tem mais haver com estratégia e interação do usuário do que com a experiência em si. Para uma boa aplicação, são utilizadas em conjunto: técnicas de vendas, comportamento, persuasão, psicologia humana e psicologia e estudo do mercado. A seguir, estão algumas das técnicas utilizadas com foco em criar conversão para seus produtos.

  • Direcionamento

    Tudo na página deve estar bem claro e posicionado. Como você viu pelo começo deste artigo, sabia que lá era o início baseado em suas outras experiências e pelo layout do artigo. E este tópico você encontrou facilmente justamente por ler o subtítulo ou pelo título do tópico. Basicamente, você deve utilizar quaisquer recursos disponíveis para melhor direcionar seu usuário para seu objetivo. Sendo o contraste entre cores, grandes títulos, setas apontando para objetos já circulados, etc.

para o design de conversão tudo tem que ser bem direcionado, de preferência mais sútil

meu objetivo como legenda é não chamar atenção

  • Landing Pages

    Uma Landing Page (LP) é a porta de entrada para dados de potenciais clientes em troca de informações que possivelmente interessam o usuário. Através dela é possível ter uma boa base de clientes em potencial que venham a gerar conversões. Veja mais sobre em nosso post Landing page de alta conversão: Como fazer.

  • Teste A/B

    Para o Design de Conversão, o teste A/B é algo essencial. O teste A/B consiste em utilizar o objeto A, sendo um objeto de acesso ao cliente (sejam anúncios, landins pages, etc.) e  a partir dele alterar pequenas coisas criando um objeto B. Ao alterar e publicar, obtém-se os dados do que performa melhor. Com esses resultados, deve-se continuar criando e comparando enquanto houver resultados. Isso cria mais conversão do público ao produto em questão.

  • Abuse do fundo de funil

    O fundo do funil é a base de tráfego que já foi selecionada como reais chances de conversão. Utilizando o Design de Conversão há muito mais chances de que essa base converta ainda mais. Veja mais sobre funil de vendas em Funil de vendas – tudo que você precisa saber.

  • Encapsulamento

    Você deve acabar com as distrações na sua página. Se o seu objetivo é a venda de um produto, preenchimento de formulários, etc. “esconda” links ou qualquer coisa que possa fazer com que o usuário clique para fora. Crie um túnel de visão para que a trajetória da pessoa pelo site faça com que ela foque no seu objetivo. Deve-se utilizar objetos como por exemplo CTA’s (call to action ou chamada para ação) para chamar a atenção do usuário.

para o design de conversão a imagem de um CTA deve ser atraente, chamar atenção, dar ao usuário a vontade de clicar

Isso é um CTA.

  • Gatilhos mentais

    Você deve direcionar o usuário e assim irá aumentar diretamente a conversão através de gatilhos mentais. Você pode utilizar pequenos e sutis gatilhos que irão fazer com que ele acabe tendo mais chances de converter. Esses gatilhos podem ser gatilhos de escassez, compromisso, coerência, etc. Entenda mais sobre gatilhos mentais para vendas neste artigo.

 

Curiosidades & Dicas
  • Não esqueça do princípio

    De fato, o Design de Conversão não tem como foco a beleza visual para o usuário. Porém, nunca esqueça quando for fazer um site que ele não deve ser apenas funcional. Mas que também seja belo. Todas as pessoas gostam de ser encantadas.

  • Não é apenas para e-commerce

    Embora seja natural associar o Design de Conversão com e-commerce, está enganado quem pensa que ele só pode ser aplicado dessa maneira. A parte de “conversão”, vinda do “Design de Conversão” significa atingir o resultado. Podendo esse objetivo ser ou não a venda de um produto. A conversão pode ser classificada como preenchimento de uma pesquisa, geração de leads ou qualquer outra meta de negócio.

Conclusão

Você sempre espera ter o melhor resultado, certo? Para isso, o mais importante é que as pessoas certas se envolvam no seu projeto, conheça a yard. Somos uma agência que “luta por cada jarda”, com profissionais especialistas em marketing digital, que buscam sempre o melhor resultado não apenas na hora de criar a sua logotipo, mas para tudo que sua empresa precise.

Obrigado por ler até aqui! Espero que as dicas tenham sido úteis para você e que com elas você consiga criar ótimos projetos! Se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o uso de Design de Conversão deixe o feedback aqui embaixo ou entre em contato com a yard. e dê uma olhadinha nos outros artigos de blog. Temos outros posts relacionados a design e criação, além de muitos outros artigos de blog que com toda certeza vão ser úteis para o seu negócio.

Artigos Relacionados

design

Como criar Landing Pages

Autor Diluan Matos | 5 minutos
Quer saber como criar Landing Pages? Aqui você encontra o que precisa para saber como criar! O que é uma Landing Page? Uma Landing Page ou uma LP, para os mais íntimos, é em sua tradução literal uma página de aterrisagem para os usuários, ou seja, o primeiro local onde os usuários vão... Leia Mais
design

Como melhorar anúncios com Google Web Designer

Autor Diluan Matos | 8 minutos
Quer saber como melhorar seus anúncios com o Google Web Designer e ainda por cima melhorar seus resultados? Então este artigo vai te ajudar! O que é Google Web Designer? O Google Web Designer é uma ferramenta GRATUITA entregue pela própria Google para melhorar os anúncios de display... Leia Mais
design

Que tipo de designer eu busco para a minha empresa de marketing digital?

Autor Alisson | 8 minutos
Você está buscando um grande talento em ascensão para sua empresa, mas não sabe como avaliar os potenciais voluntários para o cargo de design gráfico ou direção de arte para sua empresa de marketing digital? Neste artigo eu, diretor de arte há mais de 7 anos e que já trabalhou com... Leia Mais