Você quer descobrir o que é bordão, jargão e chavão e conhecer melhor as diferenças entre eles? É muito comum o uso equivocado desses termos, já que algumas pessoas ainda pensam que as palavras são sinônimos. Mas não é bem assim. Elas têm significados diferentes e se você trabalha com publicidade, entender essa diferença pode ser muito útil.
Vou explicar cada um deles para ajudar a entender a diferença entre bordão, jargão e chavão.
O que é bordão
Primeiramente, bordão nada mais é do que uma frase ou expressão que caiu no gosto popular. Geralmente as pessoas o utilizam em situações totalmente distintas da qual ele foi originalmente colocado.
O bordão normalmente surge da televisão, do rádio ou da publicidade.
Exemplos de bordões famosos da publicidade:
Esse bordão foi criado em 1984 para uma propaganda da marca de roupas USTOP pela Agência Talent. Várias gerações cresceram ouvindo esse bordão e, mesmo tendo passado várias décadas desde a sua criação, você ainda pode tê-lo ouvido recentemente por aí.
Esse bordão nasceu em uma campanha de 1997 da Skol e é um exemplo perfeito para demonstrar como o bordão é capaz de cair no gosto popular durante muito tempo. Isso porque após 20 anos da sua criação, em 2017, a Skol utilizou o mesmo bordão para reformular a pegada da marca.
Na campanha produzida, a empresa quebra com a sequência de propagandas sexistas frequentes das marcas de cervejas ao apresentar a dicotomia entre uma ideia “quadrada”, que seria preconceituosa e conservadora, de um comentário “redondo”, no sentido de refletir respeito a maneira de cada um ser.
Esse ‘pode ser’ um dos bordões mais ousados da publicidade brasileira. Ele compõe uma campanha da Pepsi e faz uma provocação para a marca concorrente de refrigerantes. 😎
O slogan do McDonald’s começou a ser utilizado pela empresa em 2003 e faz parte da identidade da marca até hoje, tornando-se um dos bordões mais memoráveis da publicidade.
- “Tipo Net“
Esse bordão dispensa apresentações da empresa, não é mesmo? O slogan “tipo Net” foi usado pela operadora até 2013, quando a agência responsável pela identidade da empresa resolveu mudar a comunicação antes de ‘cansar o público’. No entanto, a expressão caiu no gosto popular e ainda pode ser ouvida por aí.
Exemplos de bordões famosos da televisão:
- “Sai que é suaaa Tafarel!” do Galvão Bueno
- “Que faaaase” do Milton Leite
- “Pelas barbas do profeta” do Silvio Luiz
- “Sabe de quem?” do Luis Roberto
- “Beijo do gordo” do Jô Soares
- “Essa fera aí, meu” do Faustão
O que é jargão
O jargão tem um significado diferente de bordão. Trata-se uma expressão utilizada por um grupo fechado de pessoas, normalmente um grupo profissional. Mas também pode ser um grupo social.
Um sinônimo para entender o significado de jargão é gíria
Termos e frases utilizadas por advogados, caminhoneiros, publicitários, entre outros, são exemplos de jargões. Ou também, frases utilizadas no mundo do futebol ou no mundo de quem anda de skate.
No entanto, é preciso tomar cuidado, porque, por ser um código de linguagem entre pessoas de um determinado grupo, algumas palavras e expressões utilizadas podem excluir pessoas que não conhecem o vocabulário a fundo. Um exemplo disso são os termos técnicos utilizados por advogados, médicos e cientistas, por exemplo. Ao falar com clientes, pacientes e pessoas de fora desse círculo, eles devem “traduzir” os termos para palavras mais usuais e comuns.
Exemplos de jargão
- “Vou parar para tomar um chá de urubu”. É um exemplo de jargão utilizado por caminhoneiros que significa “tomar café”;
- “Precisamos brifar melhor esse job”. Jargão do mundo da publicidade que significa “precisamos colher mais informações para esse trabalho”;
- “Produza um texto de até 1.500 toques, com chapéu e bigode”. É um exemplo de jargão utilizado no jornalismo e significa “produza um texto de até 1.500 caracteres, com retranca e subtítulo”.
O que é chavão
Por fim, o chavão é uma expressão que já foi muito utilizada e pode ser explicado pelo seu sinônimo: “o clichê”.
Sabe quando alguém diz assim: “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Isso é um chavão, mas é a mais pura verdade.
Outros exemplos de chavão:
- Devagar se vai mais longe;
- Fazer o bem sem olhar a quem;
- A primeira impressão é a que fica;
- Os opostos se atraem.
Resumindo
- O que é bordão: é uma expressão repetida diversas vezes por indivíduos ou grupos e, normalmente, tem origem na televisão ou na publicidade;
- Jargão significado: é uma linguagem comum entre determinado grupo de pessoas;
- O que é chavão: é uma ideia ou frase feita que reflete um lugar-comum, ou seja, o clichê.
Conclusão
Conseguiu entender melhor o que é bordão, jargão e chavão e a diferença entre eles?
Portanto, repare que em raros casos um termo pode ser tanto um chavão, quanto um bordão ou um jargão.
A expressão nasceu de um jargão, virou um bordão com o uso em algum programa de mídia ou publicidade e, de tanto ser utilizada, virou um chavão. Chega a dar um nó na cabeça, né?
Bordão, jargão e chavão em campanhas publicitárias
Portanto, agora que você já sabe a diferença dentre bordão, jargão e chavão, vou te mostrar a importância de pensar sobre isso em campanhas publicitárias.
Ao criar uma campanha publicitária, sempre devemos pensar em como transformar aquela frase em um bordão, que vai cair na graça popular e as pessoas o repetirão.
Se isso acontecer com sua campanha publicitária, é um ótimo sinal de que a campanha foi bem sucedida. No entanto, não é garantia de sucesso total, porque para uma campanha publicitária ter sucesso ela deve, em primeiro lugar, gerar negócios para o cliente.
Mas o fato da frase publicitária criada por você ou sua agência ter caído nas graças das pessoas, é incrível.
Gostou desse artigo? Então ouça nosso yardcast sobre bordões e jargões!