marketing

Diferença entre bordão, jargão e chavão

Blog
Por Lucas Ribas
18 de junho de 2020 | 5 minutos

Você quer saber a diferença entre bordão, jargão e chavão? É muito comum o uso equivocado desses termos. Algumas pessoas ainda pensam que as palavras são sinônimos, mas não é bem assim. Elas têm significados diferentes e, se você trabalha com publicidade, entender essa diferença pode ser muito útil para você.

Vou explicar cada um deles para ajudar a entender a diferença entre bordão, jargão e chavão:

Bordão

O bordão nada mais é do que uma frase ou expressão que caiu no gosto popular. As pessoas o utilizam em situações totalmente distintas da qual ele foi originalmente colocado.

O bordão normalmente surge da televisão, do rádio ou da publicidade.

Bordões famosos da publicidade:

  • “Bonita camisa, Fernandinho” da US Top
  • “Essa desce redondo” da Skol
  • “Poder ser” da Pepsi
  • “Amo muito tudo isso” do McDonald’s
  • “Tipo Net” da Net

Bordões famosos da televisão:

  • “Sai que é suaaa Tafarel!” do Galvão Bueno
  • “Que faaaase” do Milton Leite.
  • “Pelas barbar do profeta” do Silvio Luiz
  • “Sabe de quem?” do Luis Roberto

Galvão Bueno e seus bordões clássicos

Jargão

Diferente do bordão, o jargão é uma expressão utilizada por um grupo fechado de pessoas, normalmente um grupo profissional. Mas também pode ser um grupo social.

“Um sinônimo para entender o significado de jargão é: gíria”

Termos e frases utilizadas por advogados, caminhoneiros, publicitários, entre outros são exemplos de jargões. Ou também frases utilizadas no mundo do futebol, ou no mundo de quem anda de skate.

Exemplos de jargão:

  • “Vou parar para tomar um chá de urubu”. Jargão utilizado por caminhoneiros que significa “tomar café”.
  • “Precisamos brifar melhor esse job”. Jargão do mundo da publicidade que significa “precisamos colher mais informações para esse trabalho”

 

Chavão

O chavão é uma expressão que já foi muito utilizada e pode ser um considerado como sinônimo dela: “o clichê”.

Sabe quando alguém diz assim: “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Isso é um chavão, mas é a mais pura verdade.

 

Conclusão

Repare que em raros casos, um termo pode ser tanto um chavão, quanto um bordão ou um jargão.

A expressão nasceu de um jargão, virou um bordão com o uso em algum programa de mídia ou publicidade e, de tanto ser utilizada, virou um chavão. Chega a dar um nó na cabeça, né?

Agora que você já sabe a diferença dentre bordão, jargão e chavão. Vou te mostrar a importância de pensar sobre isso em campanhas publicitárias.

Ao criar uma campanha publicitária, sempre devemos pensar em como transformar aquela frase em um bordão, que vai cair na graça popular e as pessoas o repetirão.

Se isso acontecer com sua campanha publicitária é um ótimo sinal de que a campanha foi bem sucedida. Não é garantia de sucesso total. Porque para uma campanha publicitária ter sucesso ela deve, em primeiro lugar, gerar negócios para o cliente.

Mas o fato da frase publicitária criada por você ou sua agência ter caído nas graças das pessoas, é incrível.

 

Gostou desse artigo? Então ouça nosso yardcast sobre bordões e jargões!

Artigos Relacionados

google ads

O marketing de busca revolucionou o conceito de marketing

Autor Alex | 4 minutos
O marketing de busca (SEM) é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, neste artigo você vai entender como ele revolucionou a maneira com que o marketing é feito, e ainda sobre as suas duas principais ferramentas. O que os usuários de internet geralmente fazem quando querem... Leia Mais
marketing

Os 4 P’s do marketing: Onde você está errando?

Autor Ecco | 4 minutos
4 P's do marketing (ou marketing mix) é um conceito clássico e, acredito que seja o mais reconhecido do universo do marketing. Foi criado por Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler no livro Administração de Marketing, em suas dezenas de edições. Aliás, fica a recomendação de... Leia Mais
google ads

Como funciona o Google

Autor Lucas Ribas | 5 minutos
O Google funciona como um grande catálogo dos sites na internet. Mas antes de entendermos melhor sobre seu funcionamento é legal passarmos sobre alguns pontos de curiosidade sobre a empresa. A Google é uma gigante que nasceu em 1998 na Universidade de Stanford. Criada por Larry Page e Sergey... Leia Mais