marketing

Diferença entre bordão, jargão e chavão

Blog
Por Lucas Ribas
18 de junho de 2020 | 5 minutos

Você quer descobrir o que é bordão, jargão e chavão e conhecer melhor as diferenças entre eles? É muito comum o uso equivocado desses termos, já que algumas pessoas ainda pensam que as palavras são sinônimos. Mas não é bem assim. Elas têm significados diferentes e se você trabalha com publicidade, entender essa diferença pode ser muito útil.

Vou explicar cada um deles para ajudar a entender a diferença entre bordão, jargão e chavão.

O que é bordão

Primeiramente, bordão nada mais é do que uma frase ou expressão que caiu no gosto popular. Geralmente as pessoas o utilizam em situações totalmente distintas da qual ele foi originalmente colocado.

O bordão normalmente surge da televisão, do rádio ou da publicidade.

Exemplos de bordões famosos da publicidade:

Esse bordão foi criado em 1984 para uma propaganda da marca de roupas USTOP pela Agência Talent. Várias gerações cresceram ouvindo esse bordão e, mesmo tendo passado várias décadas desde a sua criação, você ainda pode tê-lo ouvido recentemente por aí.

Esse bordão nasceu em uma campanha de 1997 da Skol e é um exemplo perfeito para demonstrar como o bordão é capaz de cair no gosto popular durante muito tempo. Isso porque após 20 anos da sua criação, em 2017, a Skol utilizou o mesmo bordão para reformular a pegada da marca.

Na campanha produzida, a empresa quebra com a sequência de propagandas sexistas frequentes das marcas de cervejas ao apresentar a dicotomia entre uma ideia “quadrada”, que seria preconceituosa e conservadora, de um comentário “redondo”, no sentido de refletir respeito a maneira de cada um ser.

Esse ‘pode ser’ um dos bordões mais ousados da publicidade brasileira. Ele compõe uma campanha da Pepsi e faz uma provocação para a marca concorrente de refrigerantes. 😎

O slogan do McDonald’s começou a ser utilizado pela empresa em 2003 e faz parte da identidade da marca até hoje, tornando-se um dos bordões mais memoráveis da publicidade.

Esse bordão dispensa apresentações da empresa, não é mesmo? O slogan “tipo Net” foi usado pela operadora até 2013, quando a agência responsável pela identidade da empresa resolveu mudar a comunicação antes de ‘cansar o público’. No entanto, a expressão caiu no gosto popular e ainda pode ser ouvida por aí.

Exemplos de bordões famosos da televisão:
  • “Sai que é suaaa Tafarel!” do Galvão Bueno
  • “Que faaaase” do Milton Leite
  • “Pelas barbas do profeta” do Silvio Luiz
  • “Sabe de quem?” do Luis Roberto
  • “Beijo do gordo” do Jô Soares
  • “Essa fera aí, meu” do Faustão
o-que-e-bordão

Galvão Bueno possui diversos bordões clássicos.

O que é jargão

O jargão tem um significado diferente de bordão. Trata-se uma expressão utilizada por um grupo fechado de pessoas, normalmente um grupo profissional. Mas também pode ser um grupo social.

Um sinônimo para entender o significado de jargão é gíria

Termos e frases utilizadas por advogados, caminhoneiros, publicitários, entre outros, são exemplos de jargões. Ou também, frases utilizadas no mundo do futebol ou no mundo de quem anda de skate.

No entanto, é preciso tomar cuidado, porque, por ser um código de linguagem entre pessoas de um determinado grupo, algumas palavras e expressões utilizadas podem excluir pessoas que não conhecem o vocabulário a fundo. Um exemplo disso são os termos técnicos utilizados por advogados, médicos e cientistas, por exemplo. Ao falar com clientes, pacientes e pessoas de fora desse círculo, eles devem “traduzir” os termos para palavras mais usuais e comuns.

Exemplos de jargão
  • “Vou parar para tomar um chá de urubu”. É um exemplo de jargão utilizado por caminhoneiros que significa “tomar café”;
  • “Precisamos brifar melhor esse job”. Jargão do mundo da publicidade que significa “precisamos colher mais informações para esse trabalho”;
  • “Produza um texto de até 1.500 toques, com chapéu e bigode”. É um exemplo de jargão utilizado no jornalismo e significa “produza um texto de até 1.500 caracteres, com retranca e subtítulo”.
O que é chavão

Por fim, o chavão é uma expressão que já foi muito utilizada e pode ser explicado pelo seu sinônimo: “o clichê”.

Sabe quando alguém diz assim: “Casa de ferreiro, espeto de pau”. Isso é um chavão, mas é a mais pura verdade.

Outros exemplos de chavão:
  • Devagar se vai mais longe;
  • Fazer o bem sem olhar a quem;
  • A primeira impressão é a que fica;
  • Os opostos se atraem.
Resumindo
  • O que é bordão: é uma expressão repetida diversas vezes por indivíduos ou grupos e, normalmente, tem origem na televisão ou na publicidade;
  • Jargão significado: é uma linguagem comum entre determinado grupo de pessoas;
  • O que é chavão: é uma ideia ou frase feita que reflete um lugar-comum, ou seja, o clichê.
Conclusão

Conseguiu entender melhor o que é bordão, jargão e chavão e a diferença entre eles?

Portanto, repare que em raros casos um termo pode ser tanto um chavão, quanto um bordão ou um jargão.

A expressão nasceu de um jargão, virou um bordão com o uso em algum programa de mídia ou publicidade e, de tanto ser utilizada, virou um chavão. Chega a dar um nó na cabeça, né?

Bordão, jargão e chavão em campanhas publicitárias

Portanto, agora que você já sabe a diferença dentre bordão, jargão e chavão, vou te mostrar a importância de pensar sobre isso em campanhas publicitárias.

Ao criar uma campanha publicitária, sempre devemos pensar em como transformar aquela frase em um bordão, que vai cair na graça popular e as pessoas o repetirão.

Se isso acontecer com sua campanha publicitária, é um ótimo sinal de que a campanha foi bem sucedida. No entanto, não é garantia de sucesso total, porque para uma campanha publicitária ter sucesso ela deve, em primeiro lugar, gerar negócios para o cliente.

Mas o fato da frase publicitária criada por você ou sua agência ter caído nas graças das pessoas, é incrível.

 

Gostou desse artigo? Então ouça nosso yardcast sobre bordões e jargões!

Artigos Relacionados

marketing

O que é Metaverso?

Autor Hellen Scheidt | 7 minutos
O que é Metaverso? Desde que foi anunciado pelo criador do Facebook em outubro de 2021, essa provavelmente foi uma das perguntas mais feitas ao Google. As buscas pelo termo "Metaverso" no Google aumentaram mais de 12.000% comparando junho de 2022 com junho de 2021. Algumas empresas ficaram... Leia Mais
marketing

Parcerias inusitadas entre marcas que deram certo

Autor Bruno | 4 minutos
Existem diversos propósitos para realizar uma parceria entre empresas. Algumas buscam novas oportunidades de crescimento, alcançar um novo público ou até mesmo por uma questão crítica como crise de imagem ou risco de falência. Em um mercado com tantos concorrentes para competirem entre si,... Leia Mais
marketing

Como errar feio no marketing de um negócio

Autor Lucas Ribas | 7 minutos
Muita gente acredita que marketing é sinônimo de publicidade. E é exatamente aqui que inicia o erro, a publicidade ou o ato de divulgar um negócio e seus produtos e serviços é apenas uma das partes do marketing.   Conceitos iniciais sobre marketing Para te ajudar a entender vou fazer... Leia Mais