gestão

O que é a comunicação assertiva: 5 dicas de como ela pode otimizar os processos dentro da sua empresa

Blog
Por Graziele Martins
12 de janeiro de 2022 | 3 minutos

A comunicação assertiva pode ser a chave para potencializar os processos dentro da sua empresa e neste artigo você vai entender o porquê!

Para começar a conversa: o que é ter uma comunicação assertiva? Quando falamos em comunicação, é natural que associemos a uma comunicação externa, como com clientes da sua empresa, por exemplo. O que não é errado, porém, você já pensou que a melhora da comunicação interna pode ser o início de uma grande mudança? Pois é!

Comunicação assertiva é quando você consegue se comunicar de forma clara e eficiente, garantindo que todos os envolvidos compreendam de fato as informações passadas. E cuidar desse aspecto dentro de uma equipe é cuidar da qualidade do trabalho.

COMUNICAÇÃO ASSERTIVA X COMUNICAÇÃO AGRESSIVA X COMUNICAÇÃO PASSIVA

É comum confundirmos a comunicação assertiva com a comunicação agressiva. Isso porque ao falar de assertividade, pensamos em objetividade também, mas as vezes a forma mais objetiva nem sempre é a mais assertiva, pois pode acabar sendo percebia de forma grosseira, o que não faz parte da assertividade. Mas só aceitar alguma situação para evitar conflitos também não é considerado assertividade, e sim passividade. A assertividade então, podemos dizer que está entre a agressividade, que é a defesa de um desejo próprio, e a passividade, que é a constante aceitação do desejo dos outros.

Exemplo de passividade, agressividade e assertividade na comunicação:

Situação: Você comprou um produto no mercado e só percebeu que estava fora da validade ao chegar em casa.

PASSIVIDADE: Ficar frustrado por não poder usar o produto, mas só o descartar no lixo.

AGRESSIVIDADE: Voltar ao mercado e fazer um escândalo dizendo que irá processar o estabelecimento e nunca mais vai voltar lá.

ASSERTIVIDADE: Voltar, conversar com o responsável e pedir educadamente que troque por um produto dentro da data de validade.

A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA DENTRO DE UMA EMPRESA:

Sem o uso da comunicação assertiva, todo o trabalho de uma equipe pode ser comprometido, afinal, se uma informação é passada de forma equivocada, pode ocorrer de um trabalho ser realizado sem atender às expectativas iniciais, gerando retrabalho, perda de tempo, em alguns casos desperdício de dinheiro e até mesmo conflitos e frustrações entre os profissionais. Já no caso contrário, ao usar a comunicação assertiva como uma aliada, o fluxo de trabalho pode ser otimizado, contribuindo com a diminuição de erros e consequentemente agilizando a entrega do trabalho.

Existem algumas formas de colocar a comunicação assertiva em prática: praticando a escuta ativa, por meio da negociação, argumentando, desenvolvendo sua inteligência emocional e ao pedir feedbacks.

  • Escuta ativa: escutar pode ser tão importante quanto falar! No momento em que nos comunicamos, precisamos tomar cuidado para não ser a única pessoa com voz. Escutar o que os outros tem a dizer é importante, pois demonstra respeito e permite que você compreenda o lado do próximo.
  • Negocie: a flexibilidade da negociação é um ponto chave para alcançar a solução que seja benéfica para ambos os envolvidos.
  • Argumente: nem sempre todos vão concordar com as nossas ideias, então é importante argumentar na defesa delas utilizando a lógica com o objetivo de que a proposta seja melhor aceita.
  • Inteligência emocional: conflitos podem aparecer e, nesse momento, é importante saber manter o controle para possibilitar uma relação saudável e construtiva entre a equipe.
  • Feedback: usar o feedback é uma ótima estratégia para garantir que o receptor da mensagem compreendeu o que lhe foi dito. Antes que o colaborador inicie um novo trabalho, é importante nos certificarmos de que ele realmente compreendeu a proposta do que foi solicitado.

7 ferramentas que irão ajudar a organizar a sua empresa

CONCLUSÃO

Uma boa comunicação é excepcional em qualquer ambiente e deve ser um ponto observado com cuidado dentro da sua empresa se o seu objetivo é aprimorar o fluxo dos trabalhos e a relação interpessoal.

Apesar de termos focado no uso da comunicação assertiva dentro de empresas, ela pode ser usada em várias circunstâncias! Uma situação que demanda muito cuidado com a forma que falamos, é quando estamos nos comunicando pelo meio digital, pois até o tom de voz que usamos pode colaborar na comunicação, e quando escrevemos ao invés de falarmos, pode ser difícil expressar o que queremos dizer, portanto, a comunicação assertiva pode colaborar muito no momento de não deixar que uma mensagem de texto tenha um significado ambíguo.

Trello e Slack – A dupla que vai garantir organização para seus projetos

Enfim, a comunicação é um ponto importantíssimo não somente para equipes e empresas, mas para todas as relações interpessoais, sendo entre colegas de trabalho, amigos ou família.

Ouça mais sobre o tema no yardcast:

Artigos Relacionados

gestão

Como extrair o máximo de cada perfil profissional dentro da sua empresa

Autor Leonardo Silva | 5 minutos
Entre os grandes chefes e líderes executivos, muito se é perguntado sobre como extrair o máximo de cada perfil profissional dentro da sua empresa. Uma equipe de profissionais que atuam em alta performance, onde é possível extrair o máximo de cada funcionário, é o cenário ideal para as... Leia Mais
gestão

O que faz um jogo ser tão divertido para os seres humanos? E como usar isso em seu negócio

Autor Alisson 5 minutos
Você sabia que os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C? Os jogos estão inseridos em nossa sociedade há muito tempo e, de longe, são o maior método de diversão que nós seres humanos adotamos, sejam jogos de tabuleiro, cartas, digitais ou... Leia Mais
gestão

Como um estagiário pode contribuir para a sua empresa?

Autor Letícia Lupepsa | 5 minutos
Você ainda segue o pensamento de que o estagiário tem a função de servir um cafezinho? Acredita que ele simplesmente está lá para cumprir horas complementares para uma faculdade? Você faz parte de um senso comum em que um estagiário é considerado uma "mão de obra barata". Sabia que um... Leia Mais