gestão

Como um estagiário pode contribuir para a sua empresa?

Blog
Por Letícia Lupepsa
7 de dezembro de 2021 | 5 minutos

Você ainda segue o pensamento de que o estagiário tem a função de servir um cafezinho? Acredita que ele simplesmente está lá para cumprir horas complementares para uma faculdade? Você faz parte de um senso comum em que um estagiário é considerado uma “mão de obra barata”. Sabia que um estagiário pode ser muito mais que isso?

Quando realizamos uma busca de sinônimos no Google, a palavra estagiário significa um ciclo, uma etapa ou uma fase que aquela determinada pessoa (normalmente jovens) acabam perpassando. Porém, comumente podemos relacionar a um aprendiz, ou seja, uma pessoa iniciante que está em busca de aprender um determinado ofício que tem uma maior afinidade. Mas o que tudo isso importa para uma empresa? Basicamente, se você é empresário e está em busca de profissionais qualificados para compor sua empresa, o estagiário se torna uma ótima opção inicial. E neste artigo vamos explicar o porquê. 

 

Ter um estagiário para compor o quadro colaborativo dentro de uma empresa pode ser mais simples e produtivo do que você imagina. Talvez seja com a contratação de um estagiário que ele pode futuramente se tornar um colaborador da sua empresa. 

 

Assim como todo um ambiente regrado, o estagiário e a empresa que o contrata estão amparados por uma lei. A lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, tornando-se um norte para que as empresas compreendam como funciona o processo de contratação.

 

Neste caso, destaco o Art. 3º, que menciona sobre três aspectos importantes na contratação:

I – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino; 

II – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; 

III – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. 

Qual a melhor forma que um estagiário pode contribuir para a sua empresa? 

 

Novidades: A maioria dos estagiários que sua empresa irá contratar são da geração Z, ou seja, pessoas que nasceram entre 1995 até 2010. São jovens que se habituaram com a tecnologia e que estão em um ritmo acelerado de informações, consequente com novidades a todo vapor. As características citadas anteriormente são pontos positivos para que sua empresa acompanhe as informações novas do dia a dia. Se você quiser se aprofundar sobre as diferentes gerações, recomendo este artigo.

 

Comprometimento: O estagiário sente a necessidade de mostrar mais potencial e vive em um momento considerado como ‘’sede de aprender’’, pois, sempre quer apresentar sua capacidade e o seu o melhor para a empresa. 

 

 

O que muda em sua empresa com a contratação de um estagiário?

 

Rotina: As rotinas da sua empresa  se modificam para a construção de um novo colaborador, pois como mencionado no começo do artigo, ele está no início de um aprendizado. Deste modo, um bom treinamento serão necessários para que o estagiário se enquadre na função exercida.

Qual é o segredo para ter mais produtividade no trabalho e na vida?

Refletir: Quando o estagiário passa a ser treinado, um fato começa a acontecer para quem o está treinando, é a reflexão das tarefas diárias. Cotidianamente algumas tarefas se tornam repetitivas e passam despercebidas e, com a entrada de um estagiário, essas atitudes são paradas para tomar reflexão, podendo até acarretar mudanças.

 

Dar e receber:  Que o estagiário tem menos custos, isso é fato, pois ele vive em um processo de aprendizado e acaba recebendo uma bolsa como um auxílio das atividades realizadas. Uma dica bem interessante é a empresa motivar seu estagiário a buscar a investir cada vez em estudos e aperfeiçoamento. 

 

Trocas: Uma realidade bem positiva é a troca de informações que se realiza quando um estagiário que vive em um mundo acadêmico traz essas informações para empresa.

 

Como escolher o melhor estagiário para a sua empresa?

 

Processo Seletivo: Independente se a função é um estágio, onde não acarretará encargos trabalhistas, ainda é necessário um bom processo seletivo para ter estagiários que se mostrem dispostos a querer fazer parte da empresa. Se caso você empresário pensa em um futuro colaborador bem treinado, é a partir de um bom processo seletivo que tudo se iniciará. Neste sentido é interessante elencar alguns aspectos que podem auxiliar nessa decisão referente a contratação de um jovem estagiário na sua empresa:

 

  • Perfil qualificado compatível com a função;
  • Disposição;
  • Interesse;
  • Objetivos claros;
  • Comprometimento.

 

Por fim…

 

Diante de todos esses dados, podemos verificar que a contratação do estagiário pode ser um ponto inicial para que futuramente se torne um colaborador já ciente de como é a atuação da empresa. E, percebe-se que um estagiário é um pontapé inicial para o crescimento da empresa com a efetivação de profissionais qualificados. 

 

Ouça mais sobre o tema no yardcast:

Artigos Relacionados

gestão

Como extrair o máximo de cada perfil profissional dentro da sua empresa

Autor Leonardo Silva | 5 minutos
Entre os grandes chefes e líderes executivos, muito se é perguntado sobre como extrair o máximo de cada perfil profissional dentro da sua empresa. Uma equipe de profissionais que atuam em alta performance, onde é possível extrair o máximo de cada funcionário, é o cenário ideal para as... Leia Mais
gestão

O que faz um jogo ser tão divertido para os seres humanos? E como usar isso em seu negócio

Autor Alisson 5 minutos
Você sabia que os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C? Os jogos estão inseridos em nossa sociedade há muito tempo e, de longe, são o maior método de diversão que nós seres humanos adotamos, sejam jogos de tabuleiro, cartas, digitais ou... Leia Mais
gestão

O que é a comunicação assertiva: 5 dicas de como ela pode otimizar os processos dentro da sua empresa

Autor Graziele Martins | 3 minutos
A comunicação assertiva pode ser a chave para potencializar os processos dentro da sua empresa e neste artigo você vai entender o porquê! Para começar a conversa: o que é ter uma comunicação assertiva? Quando falamos em comunicação, é natural que associemos a uma comunicação... Leia Mais