Você sabe o que é marketing de conteúdo? Ou como sua empresa pode conquistar novos clientes utilizando esse tipo de estratégia? Neste artigo, você aprende sobre isso e muito mais.
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de conteúdo é uma estratégia utilizada para atrair clientes, mas essa atração não é feita simplesmente por meio da promoção direta de uma marca ou produto. O marketing de conteúdo vai muito além. Busca atrair novos consumidores por meio da criação de conteúdos de valor, que tragam algum retorno para quem consumiu essa pequena amostra do produto, muitas vezes de forma gratuita. Mas isso não vale de nada sem um planejamento prévio.
“Conteúdo sem conversão é só publicação grátis” – Chris Goward
Algumas das estratégias de Marketing Conteúdo mais utilizadas são:
- SEO (Search Engine Optimization): conjunto de técnicas de otimização para sites e páginas na web. Otimizações essas que visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para seu site ou blog.
- Promoção de conteúdo: estratégias para divulgar conteúdos produzidos e, através disso, aumentar seu alcance e as chances de gerar resultados.
- Geração de materiais ricos: materiais que gerem valor ao seu público-alvo e que façam com que ele sinta que está recebendo algo em troca. Exemplo: ebooks, planilhas, vídeos, templates, etc.
Como fazer um eBook encantador? Dicas de diagramação
- Conteúdo para fidelização de clientes: através dessa estratégia, o cliente vive uma experiência positiva com o produto e faz com que gere o desejo de voltar e utilizar o produto ou até mesmo divulgue ele de forma espontânea.
Quando eu devo ou não usar marketing de conteúdo?
O Inbound Marketing visa atrair e engajar o seu público-alvo, nutrindo-o com materiais relevantes de acordo com o estágio no processo de compra que ele se encontra.
Por isso, é muito importante se perguntar se sua empresa tem ou é capaz de gerar conteúdo rico para o seu cliente de alguma forma. Se não, é melhor pensar em outras formas de crescer suas vendas já que essa estratégia demanda tempo para ter retorno desejado e nem todos os empreendimentos ou produtos são capazes de trabalhar dessa forma.
Agora, se você tem capacidade produzir conteúdo rico para seu público-alvo e não está fazendo nada a respeito, saiba que está perdendo uma grande parcela do mercado e uma mina de dinheiro. Mas vai com calma, não é simplesmente produzir material sem nenhum objetivo.
Aqui vão algumas dicas de como não produzir marketing de conteúdo: Não fazer um estudo de personas
Um bom estudo de personas é extremamente necessário. Sem conhecê-las, você não saberá para quem está produzindo os conteúdos, trabalhando praticamente no escuro e dificultando a eficácia de sua estratégia.
“Em Deus eu acredito, todos os outros tragam-me dados. ” – William Edwards Deming
Criar conteúdo temporais
Outro erro muito comum é a criação de conteúdos com prazos de validade. Dentro do marketing de conteúdo, o ideal é criar materiais evergreen, que não perderão a sua validade e que darão resultados depois de muito tempo, sem se tornar datados.
O que é conteúdo evergreen, tudo que você precisa saber
Não fazer pesquisa de palavras-chave
Organização de palavras-chave é fundamental. Não fazer uma pesquisa completa significa produzir conteúdo com baixa probabilidade de ranqueamento para as suas páginas.
Não divulgar o conteúdo
Outro erro comum é não promover seus conteúdos. Do que adianta criar materiais de qualidade e cheios de informações relevantes para o seu público se eles não conseguem encontrá-lo?
Embora essa estratégia possa parecer complicada e cara de se aplicar, os resultados são impressionantes e, de alguma maneira, vão te trazer resultados e ensinamentos. Nas palavras de Seth Godin, “Marketing de Conteúdo é a última estratégia de Marketing que sobrou”.
Ouça mais sobre marketing de conteúdo no yardcast abaixo.
Agora que você já sabe o principal sobre o assunto, pode começar a implementar essas estratégias dentro de sua empresa.