Você ainda segue o pensamento de que o estagiário tem a função de servir um cafezinho? Acredita que ele simplesmente está lá para cumprir horas complementares para uma faculdade? Você faz parte de um senso comum em que um estagiário é considerado uma “mão de obra barata”. Sabia que um estagiário pode ser muito mais que isso?
Quando realizamos uma busca de sinônimos no Google, a palavra estagiário significa um ciclo, uma etapa ou uma fase que aquela determinada pessoa (normalmente jovens) acabam perpassando. Porém, comumente podemos relacionar a um aprendiz, ou seja, uma pessoa iniciante que está em busca de aprender um determinado ofício que tem uma maior afinidade. Mas o que tudo isso importa para uma empresa? Basicamente, se você é empresário e está em busca de profissionais qualificados para compor sua empresa, o estagiário se torna uma ótima opção inicial. E neste artigo vamos explicar o porquê.
Ter um estagiário para compor o quadro colaborativo dentro de uma empresa pode ser mais simples e produtivo do que você imagina. Talvez seja com a contratação de um estagiário que ele pode futuramente se tornar um colaborador da sua empresa.
Assim como todo um ambiente regrado, o estagiário e a empresa que o contrata estão amparados por uma lei. A lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, tornando-se um norte para que as empresas compreendam como funciona o processo de contratação.
Neste caso, destaco o Art. 3º, que menciona sobre três aspectos importantes na contratação:
I – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino;
II – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino;
III – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso.
Qual a melhor forma que um estagiário pode contribuir para a sua empresa?
Novidades: A maioria dos estagiários que sua empresa irá contratar são da geração Z, ou seja, pessoas que nasceram entre 1995 até 2010. São jovens que se habituaram com a tecnologia e que estão em um ritmo acelerado de informações, consequente com novidades a todo vapor. As características citadas anteriormente são pontos positivos para que sua empresa acompanhe as informações novas do dia a dia. Se você quiser se aprofundar sobre as diferentes gerações, recomendo este artigo.
Comprometimento: O estagiário sente a necessidade de mostrar mais potencial e vive em um momento considerado como ‘’sede de aprender’’, pois, sempre quer apresentar sua capacidade e o seu o melhor para a empresa.
O que muda em sua empresa com a contratação de um estagiário?
Rotina: As rotinas da sua empresa se modificam para a construção de um novo colaborador, pois como mencionado no começo do artigo, ele está no início de um aprendizado. Deste modo, um bom treinamento serão necessários para que o estagiário se enquadre na função exercida.
Qual é o segredo para ter mais produtividade no trabalho e na vida?
Refletir: Quando o estagiário passa a ser treinado, um fato começa a acontecer para quem o está treinando, é a reflexão das tarefas diárias. Cotidianamente algumas tarefas se tornam repetitivas e passam despercebidas e, com a entrada de um estagiário, essas atitudes são paradas para tomar reflexão, podendo até acarretar mudanças.
Dar e receber: Que o estagiário tem menos custos, isso é fato, pois ele vive em um processo de aprendizado e acaba recebendo uma bolsa como um auxílio das atividades realizadas. Uma dica bem interessante é a empresa motivar seu estagiário a buscar a investir cada vez em estudos e aperfeiçoamento.
Trocas: Uma realidade bem positiva é a troca de informações que se realiza quando um estagiário que vive em um mundo acadêmico traz essas informações para empresa.
Como escolher o melhor estagiário para a sua empresa?
Processo Seletivo: Independente se a função é um estágio, onde não acarretará encargos trabalhistas, ainda é necessário um bom processo seletivo para ter estagiários que se mostrem dispostos a querer fazer parte da empresa. Se caso você empresário pensa em um futuro colaborador bem treinado, é a partir de um bom processo seletivo que tudo se iniciará. Neste sentido é interessante elencar alguns aspectos que podem auxiliar nessa decisão referente a contratação de um jovem estagiário na sua empresa:
- Perfil qualificado compatível com a função;
- Disposição;
- Interesse;
- Objetivos claros;
- Comprometimento.
Por fim…
Diante de todos esses dados, podemos verificar que a contratação do estagiário pode ser um ponto inicial para que futuramente se torne um colaborador já ciente de como é a atuação da empresa. E, percebe-se que um estagiário é um pontapé inicial para o crescimento da empresa com a efetivação de profissionais qualificados.
Ouça mais sobre o tema no yardcast: