Desenvolvimento de sites

Criar site: tudo que você precisa saber

Blog
Por Lucas Ribas
9 de maio de 2021 | 5 minutos
Criar site é algo essencial para todo tipo de negócio que quer investir em marketing digital. Esqueça as redes sociais por um momento. Criar site deve ser sua prioridade. A não ser que você tenha uma vocação muito grande como influenciador digital, o site é a forma correta de garantir uma presença online permanente com credibilidade e, principalmente, independência.

 

Mas como assim, “independência”?

Se você nasceu antes de 1990 deve lembrar do saudoso Orkut. Na mesma época tivemos também o MSN e um pouco antes o ICQ.

Mas calma, se você nasceu depois dessa época e não lembra de nenhum desses, não se preocupe. O que quero fazer você pensar aqui não é sobre as ferramentas que essas redes sociais possuíam nem suas popularidades. Mas o simples fato de que elas deixaram de existir.

Em uma situação hipotética, se o Instagram deixasse de existir também, sabe o que você faria com os seus seguidores? Nada.

É isso mesmo, todo esforço, tempo e dinheiro dedicados para conquistar seguidores e gerar engajamento seria perdido.

Mas que motivos fariam uma rede social deixar de existir? O mais comum e provável é a debandada de usuários para outra plataforma mais nova. Mas também pode acontecer alguma questão legal. Ou mesmo a divisão de usuários entre várias redes, como temos visto recentemente (facebook, instagram, tiktok).

Esse risco é muito reduzido quando você tem um site. Isso acontece porque enquanto você manter o servidor do seu site ativo, o site que você criou permanecerá no ar. A menos que o Google mude radicalmente sua forma de ranquear sites, técnica conhecida como SEO. O site permanecerá indexado e gerando acessos.

E o principal motivo é uma questão de comportamento do consumidor. Quando um consumidor não tem uma empresa de confiança, seja em qual setor for, ele ou ela provavelmente irá no Google buscar e lá encontrará sites e não perfis de redes sociais. Por isso eu considero o fato de criar um site, independente de criar uma rede social.

 

criar-site

 

Qual o próximo passo para criar site?

Primeiro entenda qual tipo de site você ou seu negócio precisa. Neste artigo nós apresentamos que tipos de site uma empresa precisa.

Depois disso, defina qual agência você irá contratar. Dê preferência para agências que priorizam juntar design, conteúdo e programação.

A criação de site sempre é formada por essa tríade. Não basta apenas ser bonito mas não ter conteúdo, pois sem conteúdo, o site não terá um bom ranqueamento no Google. Não basta ter apenas um código perfeito de programação e ser mal feito ou ser confuso.

Para criar site, é muito importante investir nessas três áreas: Design, conteúdo e programação.

 

Se você quer saber mais sobre esse assunto, escute nosso podcast:

Artigos Relacionados