desenvolvimento de sites

Criar site: tudo que você precisa saber

Blog
Por Lucas Ribas
4 de julho de 2021 | 10 minutos
Criar site é algo essencial para todo tipo de negócio que quer investir em marketing digital. Esqueça as redes sociais por um momento. Criar site deve ser sua prioridade. A não ser que você tenha uma vocação muito grande como influenciador digital, o site é a forma correta de garantir uma presença online permanente com credibilidade e, principalmente, independência.

 

Mas como assim, “independência”?

Se você nasceu antes de 1990 deve lembrar do saudoso Orkut. Na mesma época tivemos também o MSN e um pouco antes o ICQ.

Mas calma, se você nasceu depois dessa época e não lembra de nenhum desses, não se preocupe. O que quero fazer você pensar aqui não é sobre as ferramentas que essas redes sociais possuíam nem suas popularidades. Mas o simples fato de que elas deixaram de existir.

Em uma situação hipotética, se o Instagram deixasse de existir também, sabe o que você faria com os seus seguidores? Nada.

É isso mesmo, todo esforço, tempo e dinheiro dedicados para conquistar seguidores e gerar engajamento seria perdido.

Mas que motivos fariam uma rede social deixar de existir? O mais comum e provável é a debandada de usuários para outra plataforma mais nova. Mas também pode acontecer alguma questão legal. Ou mesmo a divisão de usuários entre várias redes, como temos visto recentemente (facebook, instagram, tiktok).

Esse risco é muito reduzido quando você tem um site. Isso acontece porque enquanto você manter o servidor do seu site ativo, o site que você criou permanecerá no ar. A menos que o Google mude radicalmente sua forma de ranquear sites, técnica conhecida como SEO. O site permanecerá indexado e gerando acessos.

E o principal motivo é uma questão de comportamento do consumidor. Quando um consumidor não tem uma empresa de confiança, seja em qual setor for, ele ou ela provavelmente irá no Google buscar e lá encontrará sites e não perfis de redes sociais. Por isso eu considero o fato de criar um site, independente de criar uma rede social.

 

criar-site

 

Qual o próximo passo para criar site?

Primeiro entenda qual tipo de site você ou seu negócio precisa. Neste artigo nós apresentamos que tipos de site uma empresa precisa.

Depois disso, defina qual agência você irá contratar. Dê preferência para agências que priorizam juntar design, conteúdo e programação.

A criação de site sempre é formada por essa tríade. Não basta apenas ser bonito mas não ter conteúdo, pois sem conteúdo, o site não terá um bom ranqueamento no Google. Não basta ter apenas um código perfeito de programação e ser mal feito ou ser confuso.

Para criar site, é muito importante investir nessas três áreas: Design, conteúdo e programação.

Eu já tenho um site, como posso saber se ele é um bom site?

Você que é dono de um site, seja ele do seu negócio ou que tenha qualquer outro objetivo, e quer certificar que ele é um site profissional que vai te trazer resultados, mas não sabe como fazer isso? Vamos te indicar dois pontos importantes para você analisar. Mas não se preocupe se for leigo no assunto, a ideia é justamente te ensinar como é simples essa análise.

Meu site funciona bem em celular ou tablet?

Hoje em dia é indispensável que seu site seja responsivo, ou seja, adapte-se para qualquer tela, seja de grandes monitores, os pequenos e essencialmente as telas dos smartphones.

Você provavelmente já deve saber que hoje em dia a maioria dos usuários navegam pela internet através do seu celular, então, ter um site que não adapta o seu layout para a versão mobile é basicamente ter um site quebrado e que provavelmente vai prejudicar a experiência do seu cliente ou usuário.

Nessa análise você vai simplesmente abrir seu site em telas diferentes, como por exemplo no seu notebook ou pc e em seu celular e vai navegar por todas as páginas e ver se ele apresenta uma boa experiência.

Hoje em dia para qualquer desenvolvedor consciente é obrigação fornecer a versão responsiva de um site, mas ainda infelizmente tem muitos sites na internet sem a versão mobile ou com a navegação extremamente falha.

“Até o ano passado, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e, entre eles, o celular era o equipamento mais usado. Entre 2017 e 2018, o percentual de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a internet pelo celular passou de 97% para 98,1%. O aparelho é usado tanto na área rural, por 97,9% daqueles que acessam a internet, quanto nas cidades, por 98,1%.”Agência Brasil

Meu site é seguro para os motores de busca?

O certificado SSL (Secure Sockets Layer) é um item importante para proteger e validar seu site nos motores de busca, como o Google. Sim, sem o certificado SSL em seu site ele pode nem aparecer nas pesquisas e ficará vulnerável a grandes riscos.

Como eu vou identificar isso? É muito simples, procure o ícone de cadeado próximo da barra da endereço do seu navegador quando estiver acessando seu site. Passando o cursor do mouse em cima desse ícone você vai ter a resposta.

Meu site não é seguro, como posso obter o certificado?

Em partes é simples, para adquirir o certificado você vai precisar contratar ele através de um site especialista ou pelo recomendado através do próprio servidor do seu site.

O preço vai variar entre 80 e 200 reais para o acesso vitalício, seu site ficará protegido para sempre.

A instalação pode ser feita por um desenvolvedor ou também pela própria equipe do servidor, é simples de conseguir se pedir para o suporte da plataforma.

Se você identificar algum problema em um desses dois pontos, nós indicamos…

Ter falhas nesses dois pontos mostra uma fragilidade enorme em seu site e é bem provável que ele peque em outros aspectos e nós temos uma dica para você.

Hoje no mercado existem empresas e profissionais que exercem a solução de consultoria para sites, e isso engloba o conteúdo, SEO (Otimização dos motores de busca) e até o design.

Resumindo, esses profissionais vão fazer uma análise completa do seu site e desenvolver uma lista com todos os problemas que impedem seu site de performar melhor.

Essa consultoria profissional é indicada para você que quer atualizar seu site sem precisar criar outro. Caso esteja com problemas para encontrar uma agência especialista no assunto, a agência yard. fornece essa solução.

 

A importância de um site em toda estratégia de marketing

Em tempos de redes sociais, é muito comum empresas e negócios deixarem de lado uma importante ferramenta de marketing digital, o site. Quando me refiro a site, incluo tanto os sites institucionais quanto outras variações de site como: landing page, blog, hotsite e outros. Em praticamente toda ação de marketing digital (publicidade online), pelo menos uma dessas versões deve ser utilizada. A seguir vou explicar a importância dos diferentes tipos de site.

Diferente das redes sociais, a audiência conquistada por um site pode ser gerenciada diretamente pelo dono do site. Por exemplo, quando você publica algo em seu Instagram, quem decide para quantas pessoas essa publicação vai chegar é o algoritmo da rede social e não você. Quando você tem um site e coleta dados das pessoas que o acessam, o uso desses dados pode ser usado por você, após a autorização do cliente. São várias formas de se utilizar dados coletados em sites, anúncios com público personalizado nas redes sociais, envio de email marketing, anúncios de remarketing em sites via google display, entre outros.

Além disso, a médio e longo prazo você pode montar uma estratégia de ranqueamento orgânico no google, chamada de SEO (Search Engine Optimization). Isto é, quando alguém buscar algo no google, o seu site aparecerá nas primeiras posições sem precisar pagar nada por isso. Não ignore o poder e a importância de um site para toda estratégia de marketing.

 

Se você quer saber mais sobre esse assunto, escute nosso podcast:

Artigos Relacionados

desenvolvimento de sites

Otimização de sites: Como o SEO pode te ajudar a conseguir resultados

Autor Matheus 6 minutos
Você já deve ter ouvido falar sobre otimização de sites e a sua importância para melhorar o tráfego orgânico em seu site. De fato, essa estratégia pode ter grande impacto no seu negócio, desde melhorar a autoridade do seu site ou negócio perante ao Google ou outra ferramenta de busca,... Leia Mais
desenvolvimento de sites

O que é UX Writing? Saiba como escrever para o usuário

Autor Matheus | 6 minutos
O termo UX em UX Writing, significa User Experience, ou em português: Experiência do Usuário. O UX é um conceito que visa compreender a jornada do usuário durante o uso de um produto, focando nas suas reações e oferecendo soluções para que as experiências de quem está utilizando o... Leia Mais
desenvolvimento de sites

Como melhorar a velocidade de carregamento do seu site

Autor Alex | 10 minutos
Atualmente é fundamental que as marcas melhorem a velocidade de carregamento de seus sites, inclusive para que sejam bem ranqueados nos mecanismos de buscas. Hoje o tempo parece escasso e as pessoas querem agilizar tudo o que podem, ainda mais quando se trata de uma experiência online, como:... Leia Mais